Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Eataly NY


Incrível!! O Eataly é um mercado italiano, do chef Mario Battali. É enorme e vive cheio. Tem de tudo, tudo italiano. Para conhecer tem que ir com tempo porque fica realmente muito cheio. Dentro do Eataly têm vários restaurantes, cada um de uma especialidade, e todos com fila de espera. É uma experiência muito legal.  É um mercado de produtos italianos super diversificado com carnes, pães, frios, peixes, verduras, massas, livros, etc. Tudo super organizado.






Fica no Madison Square Park
200 5th Avenue New York, com 23rd St

http://eatalyny.com/

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sushi Yasuda NY


Eu amo sushi. O problema é que, depois que vim morar em SP e conheci o Nagayama, ficou difícil gostar tanto de qualquer outro restaurante japonês. Na minha opinião, o Nagayama é o melhor. A cada novo japonês que eu vou, fica impossível não fazer comparações com o Naga, e nunca tem para ninguém. A não ser quando se trata de NY, claro.
Quem gosta de sushi e vai a NY não deve deixar de ir ao Yasuda.
É um verdadeiro japonês. Os funcionários mal falam inglês. Algumas vezes a comunicação fica até um pouco difícil. O principal lá são os sushis mesmo, eles não servem muitas outras coisas.

Vale muito a pena sentar no bar. Os sushimen (todos japoneses) fazem tudo ali na sua frente. Nós ficamos em frente a um chef simpatissíssimo. Confiamos totalmente nele e deixamos que ele escolhesse o que comeríamos. O arroz do sushi é servido morno. O próprio sushiman tempera cada sushi de um jeito diferente. O sushi é colocado na sua frente e devemos comer com as mãos, sem usar molho shoyo.
Até ir ao Yasuda, eu não gostava de enguia e nem de vieiras cruas. Agora as coisas mudaram. A vieira estava divina. Quanto à enguia, não tenho nem palavras. Tivemos que repetir. É super macia, derrete na boca, tem um sabor muito suave e maravilhoso. Comemos também sushi de ouriço que estava perfeito. Esse eu também repeti.  Ouvi dizer que vale muito a pena ir para o almoço: é mais barato. Esse sim, está no mesmo nível do Nagayama.

                                                                      sushi de ouriço

Sushi Yasuda:
204 East 43rd St
New York City 10017
212 972 1001

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Fondue de queijo


Nesse tempinho frio, nada melhor que comer um bom fondue, não é mesmo? Eu sempre fiz fondue de queijo comprado pronto. As pessoas têm o maior preconceito com isso, eu sei. Mas acho uma grande besteira. Aqui em casa sempre fiz e convidei amigos e todos sempre adoraram sem saber que era de caixinha. Estava outro diz pesquisando umas receitas da minha querida Nigella e me deparei com essa de fondue de queijo. Achei tão simples de fazer que resolvi experimentar. Então, pela primeira vez, fiz um fondue de queijo sem ser desses comprados prontos. Ficou muito bom. Eu usei uma mistura de brie, emmenthal e gruyere. Fiz duas receitas separadas: em um deles, adicionei 3 colheres de sopa de Cointreau; e na outra, não adicionei nada. As duas ficaram muito boas. A do Cointreau ficou com um sabor muito mais acentuado. As opiniões das pessoas ficaram divididas quanto ao melhor dos dois.



Ingredientes:
600g de queijo (brie, gruyere, ementhal, camembert)
300ml de vinho branco seco
2 colheres de chá de amido de milho
1 1/2 colheres de sopa de Cointreau (ou kirsh) *opcional
1 dente de alho
Pimenta do reino moída na hora
Noz moscada ralada na hora

Rale todos os queijos. Descasque o dente de alho. Esfregue bastante o dente de alho no fundo da panela de fondue. Coloque o queijo na panela de fondue com o vinho e leve ao fogo até derreter. Dissolva o amido de milho no Cointreau e adicione ao queijo. Tempere com pimenta e noz moscada.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Muffins de banana com chocolate

Essa receita é da Nigella. Uma amiga me deu a ideia de adicionar uns pedaços de chocolate que ficam derretidos no meio do muffin. Fica maravilhoso. A massa é super fofa e molhadinha. Achei que ficou tão bom que nem precisou de nenhum tipo de cobertura. Mas, para quem quiser, ficaria ótimo com uma ganache de chocolate em cima. Acho que chocolate nunca é demais. Eu usei banana prata.

Ingredientes:
3 bananas bem maduras
125ml de óleo de canola
2 ovos em temperatura ambiente
100g de açúcar mascavo
225g de farinha de trigo
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

200g de chocolate meio amargo picado em pedaços
Preaqueça o forno a 190°C. Arrume 12 forminhas de muffins em uma assadeira apropriada.
Amasse as bananas com um garfo ou com um mixer. Adicione o óleo e continue batendo. Adicione os ovos e o açúcar e bata mais um pouco.
Em outra tigela, misture a farinha, cacau e bicarbonato. Adicione essa mistura seca à mistura de bananas. Misture até estar tudo incorporado. Adicione o chocolate e mexa só um pouco.
Coloque a massa nas forminhas de papel. Cuidado para não encher demais.
Asse por 15 a 20 minutos ou até que os muffins tenham crescido e estejam um pouco firmes na superfície.
Retire do forno e espere esfriar.

http://www.nigella.com/recipes/view/chocolate-banana-muffins-5158

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Baked by Melissa: NY


Também já falei desses microcupcakes. Mas é que são tão bons que acho que todos devem experimentar quando tiverem a oportunidade.  O negócio já cresceu bastante de um ano para cá. Eles estão presentes em 4 endereços em NY. E também despacham para outros estados. Eu comi mini cupcakes de red velvet e de cookies and cream.

http://www.bakedbymelissa.com/#/locations/

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fatty Crab: NY


Quando estava indo para NY, ainda no avião, comecei a pensar no que queria fazer assim que chegasse lá. A primeira coisa que pensei foi no Fatty Crab, o restaurante que mais gostei da última vez que fui. E foi o que fizemos. Chegamos em NY super cedo, tomamos café da manhã, passeamos um pouco e fomos lá para West Village almoçar no delicioso Fatty Crab. Eu já fiz um post sobre esse restaurante, mas vale a pena falar dele de novo. É um restarante malasiano, super descontraído. Não é nada chique nem sofisticado. Quem me indicou foi o meu amigo e chef Thomas Troisgros. Ele mesmo não sei se chegou a ir. Quando me indicou, seu pai e sua irmã tinham ido e gostado muito. Ele descreveu o restaurante como um "buraco na parede". Na verdade, não é tão mulambo assim, mas é simples.
O negócio é que a comida é daquelas de nunca esquecer. Eu pedi coisas que lembrava ter comido um ano atrás. Estava tão bom quanto, ou, na verdade, achei ainda melhor que da primeira vez.

Comi:  
Fatty Sliders
São uns hamburguinhos de porco super picantes. Uma delícia!

Pork buns:
São uns sanduíches maravilhosos de carne de porco. O pão é delicioso e dentro a carne super macia e bem temperada. Não dá nem para explicar como é bom.


Wonton Mee:
É uma massa crocante que vem com um caldo de camarão com uns rolinhos de camarão dentro. Nossa!


Curry mussels:
Mexilhões com molho curry. Maravilhoso!


terça-feira, 17 de maio de 2011

Brownies com doce de leite


Para compensar o tempo que fiquei sem postar nada, vou dar a receita do meu brownie preferido. Na verdade, é muito difícil escolher o melhor brownie já que existem tantas receitas maravilhosas. Mas esse é realmente divino. Ele fica bem denso e molhadinho. É meio amarguinho e com o doce de leite em cima fica uma combinação perfeita, pelo menos para mim. Eu uso doce de leite feito de leite condensado na panela de pressão. Acho que esse tem a consistência perfeita. Já fiz uma vez com doce de leite argentino, o Salamandra, que é mais mole. Ficou otimo, é claro, só que não tão firme. A parte de cima ficou mais derretida. O melhor de tudo é que é super fácil e nem precisa de batedeira. Uma receita é enorme. Eu costumo fazer pela metade.

A receita é adaptada do site que eu amo www.simplesmentedelicia.com


Ingredientes:
340g de chocolate meio amargo em pedaços
300g de manteiga sem sal
6 ovos
200g de farinha de trigo
125g de cacau em pó
560g de açúcar
1/2 colher de sobremesa de sal
600g de doce de leite pronto ou leite moça

Para o doce de leite:
3 latas de leite condensado (de preferência leite moça).
Coloque na panela de pressão e cubra as latas com água. Leve ao fogo alto. Quando a panela pegar pressão, espere 30 minutos e desligue o fogo. Espere a panela esfriar completamente e retire as latas de dentro. Espere as latas esfriarem completamente antes de abri-las.

Para o brownie:
Preaqueça o forno a 190°C.
Unte uma fôrma, de fundo removível, com manteiga e farinha de trigo. Fôrmas quadradas são melhores nesse caso. Em uma tigela, coloque os pedaços de chocolate e a manteiga. Leve ao microondas por 1 minuto. Retire e misture um pouco. Leve novamente ao microondas por 1 minuto. Repita isso até o chocolate e a manteiga derreterem. Espere esfriar um pouco.
Adicione os ovos, um de cada vez, incorporando bem à massa de chocolate. Junte o açúcar e misture bem.
Em outra vasilha, misture o cacau, a farinha e o sal. Adicione os ingredientes secos ao chocolate e misture.
Coloque toda a mistura na fôrma untada. Espalhe por cima o doce de leite. Leve ao forno por mais ou menos 45 minutos. O brownie não pode passar do tempo, deve sair do forno ainda bem úmido.
Espere esfriar,desenforme e corte em quadradinhos.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Viagem inesperada: destino NY

Fiquei tempo demais sem postar nada por aqui. Com muitos pedidos, graças a Deus, não consegui parar quieta para escrever. E o melhor de tudo foi que, nesse meio tempo, surgiu uma viagem totalmente inesperada. E adivinhem para onde? New York! É quase inacreditável. Meu marido tinha que ir a NY a trabalho passar somente terça e quarta-feira. Ele me disse que havia uma pequena possibilidade de ir na sexta à noite e ficar até quarta. Nisso eu, obviamente, fiquei morrendo de vontade de ir. Comecei a telefonar para as empresas aéreas para tentar emitir passagens com milhas. Com apenas 5 dias antecedendo a viagem nenhuma empresa tinha disponibilidade. Até que um atendente da Smiles me disse para ficar tentando porque às vezes as empresas liberam passagens inesperadas, e que às vezes pessoas cancelam ou trocam datas e as vagas abrem novamente. Até quarta-feira à noite eu não tinha conseguido e já estava quase comprando as passagens. Mas, a verdade é que, eu não queria comprar porque era para passar muito pouco tempo, e as passagens não estavam com um preço muito bom. Na quinta de manhã liguei de novo e, inacreditavelmente, eu consegui através da Smiles. Emiti passagens de ida e volta em voos diretos exatamente nos dias e horáros que eu desejava, tudo com milhas!!!

Foi incrível, maravilhoso e muito rápido! Queria ter ficado muito mais tempo por lá. Fui a ótimos restaurantes, andei muito, fui nas confeitarias que eu adoro, vi novidades. Foi demais!


E falando em coisas legais de NY, um dia estava andando pela cidade toda fazendo comprinhas e etc. Já havia passado a hora do almoço e eu estava procurando um lugar legal para comer. Minha vontade era sentar em um lugar agradável, comer uma coisinha gostosa e tomar uma taça de vinho. Não queria sentar em um desses restaurantes legais porque sozinha acho meio chato. Estava andando sem saber mesmo onde ir quando dei de frente com o Obikà mozzarela bar. Eu fui no Obikà de Roma e simplesmente amei. Eu não sabia que tinha um em NY. Fica no prédio da IBM, na Madison Avenue esquina com a 56. Fica num páteo todo de vidro. Dentro tem várias árvores e muitos passarinhos cantando e voando de um lado pro outro. O restaurante fica em um quiosque no canto desse páteo. Era mais perfeito do que eu poderia imaginar, e estava fazendo um dia lindo com o sol batendo lá dentro. Sentei no balcão, pedi uma mozzarela tipo Burrata com presunto de parma. Não tinha como ser melhor. É uma pedida perfeita para um almoço agradável em NY.

www.obika.it