Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Bolo de laranja muito fofo e molhadinho


Estava cheia de laranjas em casa e com muita vontade de fazer um bolo. Comecei a procurar receitas e achei essa em um dos meus blogs preferidos, o Technicolorkitchen. A massa fica muito fofa e molhadinha, simplesmente irresistível. A receita original é o dobro do tamanho dessa. Achei grande demais e fiz a metade. A original leva uma calda açucarada que não me pareceu muito interessante e por isso usei como calda só suco de laranja mesmo. É um perfeito bolo para o café da manhã, ou da tarde ou a qualquer hora.

Ingredientes:
250g de manteiga
250g de açúcar
4 ovos
1/2 colher de sopa de raspas de casca de laranja
250g de farinha de trigo com fermento
100ml de suco de laranja feito na hora


Cobertura:100ml de suco de laranja
Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma fôrma redonda de 20cm e polvilhe com farinha. Bata a manteiga com o açúcar até que a mistura se torne um creme claro. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Adicione as raspas de laranja. Acrescente a farinha de uma vez, bata bem, depois junte o suco de laranja lentamente, até que tudo fique bem incorporado. Coloque a massa na fôrma e asse por mais ou menos 1 hora. Faça o teste do palito. Espere esfriar e desenforme. Faça furinhos com um palito e regue com o suco de laranja.




terça-feira, 28 de junho de 2011

Bruschetta de gorgonzola com figo


Outro dia fomos jantar na casa de um amigo e ele fez essas bruschettas. Achei divinas e desde então fiquei com vontade de reproduzi-las em casa. Se não me engano, ele usou queijo de cabra, que ficou maravilhoso. Meu marido não gosta muito de queijo de cabra então resolvi experimentar com gorgonzola. O figo tem um sabor muito suave, por isso acho que fica um ótimo contraste com um queijo de sabor forte.



Ingredientes:
10 fatias de pão italiano
200g de gorgonzola
6 figos descascados e cortados em pedaços pequenos
mel

No forno ou no forninho elétrico, toste um pouco as fatias de pão italiano somente até endurecer. Retire do forno. Coloque uma fatia de gorgonzola sobre cada pedaço de pão. Por cima do queijo, coloque pedaços de figo. Leve as torradas ao forno novamente até o queijo começar a derreter. Retire as torradas do forno e regue cada uma com um pouco de mel.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bolo de chocolate com calda de nozes


Eu não sou muito de misturar nozes com chocolate. No entanto, achei essa receita interessante e resolvi testá-la. A massa do bolo ficou incrível. Super fofa e muito úmida. A calda ficou boa, mas acho que poderia ser melhor. Certamente vou fazer esse bolinho de novo, só que vou usar alguma outra calda como brigadeiro ou ganache. Usei chocolate meio amargo porque sempre acho que fica melhor. Às vezes me perguntam se podem substituir por chocolate ao leite. Muitas vezes até pode, mas eu acho que tudo feito com chocolate ao leite fica muito enjoativo. Isso é só minha opinião, quem quiser, faça com o ao leite.



Ingredientes:
280g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
200g de manteiga sem sal
250ml de água fervente
115g de chocolate meio amargo
400g de açúcar
1/2 xícara de chá de iogurte natural
2 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha

Preaqueça o forno a 190°C. Forre uma assadeira quadrada, de 25cm x25cm, com papel manteiga. Unte o papel manteiga com manteiga derretida.
Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o sal e o bicarbonato. Reserve.
Em uma panela pequena, coloque a manteiga, o chocolate e a água fervente. leve ao fogo médio até que o chocolate e a manteiga tenham derretido, mexendo sempre. Desligue o fogo e acrescente o açúcar. Quando o açucar estiver bem incorporado, adicione os ovos, a baunilha e o iogurte. Misture bem.
Transfira esse creme para a vasilha da batedeira. Acrescente os ingredientes secos e bata, em velocidade média, até misturar. Despeje o creme na assadeira preparada e leve ao forno por mais ou menos 30 minutos. Espete um palito no meio do bolo. O palito deve sair seco. 



Para a cobertura:
80g de chocolate meio amargo
100g de manteiga sem sal
1/3 de xícara de chá de iogurte natural
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 pitada de sal
450g de açúcar de confeiteiro peneirado
150g de nozes picadas


Quando o bolo estiver quase pronto, começe a fazer a cobertura.
Em uma panela pequena, coloque o chocolate, a manteiga e o iogurte. Leve a panela ao fogo médio até derreter o chocolate e a manteiga. Retire do fogo e acrescente a baunilha, o sal e o açúcar de confeiteiro. Misture bem. Junte as nozes picadas e misture. Espalhe essa cobertura por cima do bolo ainda bem quente. Espere esfriar por no mínimo 1 hora, para a cobertura endurecer.

Quando a cobertura estiver durinha, retire o fundo removível. Vire o bolo em cima de um prato grande e retire o papel manteiga. Torne a virar o bolo com a cobertura para cima. Corte em pedaços quadrados e sirva.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Palitos de queijo com alecrim


Esses palitos de queijo são maravilhosos. O difícil é conseguir resistir e não comer todos de uma vez só. Se fizer para servir para os amigos, eu aconselho dobrar a receita porque eles desaparecem muito rápido. É muito fácil de fazer. Dá para brincar com a receita e colocar outras combinações como tomilho, curry, pimenta calabresa,... Eu usei queijo parmesão, mozzarela e minas padrão. Pode ser feito com cheddar, gruyere, brie, queijo prato etc.

Ingredientes:
160g de queijo ralado
4 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente (80g)
3/4 de xícara de chá de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
Alecrim a gosto
1 colher de sopa de creme de leite


Preaqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras com papel manteiga ou tapetes de silicone. No processador de alimentos, coloque o queijo, manteiga, sal, farinha de trigo, e o alecrim. Bata até virar uma farofa grossa. Junte o creme de leite e bata mais um pouco até a massa se juntar e virar uma bola. Coloque farinha na bancada e, com um rolo, abra a massa até ficar com 1 cm de espessura. Corte a massa em tiras. Com cuidado, transfira as tiras para as assadeiras preparadas. Leve ao forno por 10 a 15 minutos ou até os palitinhos começarem a dourar. Deixe esfriar. Os palitos podem ser guardados em potes herméticos por até 3 dias.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Patê de fígado

 
Patê não parece ser um aperitivo fácil de preparar em casa, não é mesmo? A maioria das pessoas compra patê pronto. Se soubessem como é simples e como os ingredientes custam pouco, acho que mais pessoas fariam seu próprio patê. E o mais legal é que cada um pode adicionar ingredientes e criar patês diferentes. Essa receita é do livro da Rita Lobo, Panelinha, receitas que funcionam. Já servi em casa algumas vezes e foi o maior sucesso! A receita rende bastante. Pode-se separar em potinhos, cobri-los com papel filme e congelá-los.


Ingredientes:
600g de fígado de galinha
1 colher de sopa de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 ramo de tomilho
2 colheres de sopa de conhaque
2 colheres de sopa de suco de limão
100g de manteiga
sal
pimenta do reino moída na hora

Lave o fígado sob água corrente. Deixe escorrer em uma peneira. Coloque em uma tábua e retire os nervos. Coloque o fígado em uma tigela, acrescente as folhas de tomilho e o conhaque. Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.
Pique a cebola e o alho em pedaços pequenos. Leve uma frigideira ao fogo. Adicione o azeite. Quando esquentar, acrescente a cebola e refogue até começar a dourar. Adicione o alho e refogue mais 1 minuto. Acrescente o fígado reservado com os temperos e refogue por mais uns 5 minutos, ou até que a carne esteja dourada.
Transfira o fígado para um processador de alimentos ou um liquidificador. Adicione o suco de limão e a manteiga. Bata até virar uma pasta cremosa. Transfira para uma tigela ou várias tigelas pequenas. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. Retire e sirva com torradas.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Couscous israelense com tomatinhos assados


Amo o supermercado Casa Santa Luzia. É um dos meus programas preferidos aqui em SP. Isso mesmo, eu encaro uma visita ao Santa Luzia como um super programa. Melhor que ir ao cinema, shopping e muitos outros programas. Outro dia, estava passeando por lá, quando me deparei com um potinho de couscous israelense. Não pensei duas vezes e comprei um para experimentar. Eu já havia comido couscous israelense em um restaurante mas nunca tinha tentado preparar em casa. Esse couscous não é muito conhecido e é difícil encontrá-lo. É como uma massinha em forma de bolinha. Fiz uma breve pesquisa e achei essa receita interessante no site do SmittenKitchen. Eles fizeram com azeitonas, que eu detesto, então, obviamente, o meu foi sem azeitonas. Ficou uma delícia, super saboroso. Servi com um filet de peixe grelhado e um pouco de brócolis. Super light.



Ingredientes: para 6 porções
Para os tomates assados:
680g de tomates cereja
3 dentes de alho
1/4 de xícara de chá de azeite
1/4 de xícara de chá de água morna
1 colher de chá de suco de limão
1 colher de chá de sal
pimenta do reino a gosto, moída na hora

Para o couscous:
680ml de caldo de galinha
350g de couscous
1 colher de sopa de azeite
salsinha
tomilho

Preaqueça o forno a 190°C
Corte os tomates ao meio e coloque-os em uma assadeira. Adicione os dentes de alho, com casca, e asse por mais ou menos 40 minutos. Retire os tomates do forno e deixe esfriar um pouco. Retire a casca do alho. Separe 1/2 xícara de chá de tomatinhos assados. No liquidificador, ou usando um mixer, coloque 1/2 xícara de chá dos tomatinhos assados, o alho amassado, o azeite, a água morna, o suco de limão, sal e pimenta do reino. Bata tudo até virar um purê. Reserve.
Em uma panela, ferva o caldo de galinha. Adicione o couscous e cozinhe por 6 minutos. Desligue o fogo, cubra a panela e deixe esfriar por 10 minutos. Transfira o couscous cozido para uma tigela. Adicione o purê e os tomates assados. Adicione 1 colher de azeite, salsinha picada e tomilho. Prove para ver se está do seu gosto de sal e pimenta do reino.

http://smittenkitchen.com/2007/07/pearly-whites/
http://www.santaluzia.com.br/