Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Brownies recheados com caramelo


Sei que a foto não está muito boa, mas acreditem, o resultado é maravilhoso. Confesso que é meio chatinho de fazer. É preciso assar a parte de baixo do brownie, deixar esfriar, colocar o caramelo e a outra metade e assar novamente. Ficou super molinho por dentro, quase derretendo. Era aniversário de uma amiga, levei o brownie para cantarmos parabéns :). A receita original, do simplesmentedelícia, leva nozes. No entanto, contrariando muita gente, eu acho que nozes não combinam com brownies. Acho que por isso comecei a fazer brownies em casa, já que na maioria dos restaurantes os brownies são misturados com nozes.

Ingredientes:
150g de manteiga sem sal
360g de chocolate meio-amargo
300g de açúcar
4 ovos
1 colher de sopa de extrato de baunilha
210g de farinha de trigo
1 pitada de sal
350 a 400g de balas de caramelo
1/3 copo de creme de leite
180g de chocolate meio-amargo picado pequeno

Preaqueça o forno a 180º graus. Forre uma assadeira quadrada, de 25 cm,  com papel alumínio e deixe sobrar pelas laterais. Unte o papel alumínio com manteiga e farinha. Reserve. Em uma tigela, coloque a primeira medida de chocolate (360 gramas) e a manteiga. Leve ao microondas por um minuto. Retire do microondas e misture. Repita esse procedimento até que o chocolate e a manteiga formem uma mistura homogênea. Acrescente o açúcar. Misture bem e em seguida junte os ovos um por um, a farinha, o sal, e a baunilha. Derrame metade desse creme na assadeira preparada. Com uma espátula, espalhe bem o creme por toda a superfície. Leve ao forno por 20 minutos. Depois de 20 minutos, retire o brownie e deixe esfriar por no mínimo 25-30 minutos. Enquanto o bronwie esfria, ponha todos os caramelos numa pequena panela. Junte o creme de leite e leve ao fogo baixo, misturando sem parar até os caramelos derreterem completamente no creme de leite. Quando o brownie estiver resfriado, entorne o caramelo quente (se esfriar e engrossar, leve ao fogo um pouco: o caramelo fica mais fácil de espalhar enquanto está quente) e espalhe por toda a superfície com cuidado. Salpique o chocolate picado (180 gramas) por cima do caramelo. Por fim, com muito cuidado, entorne o resto da massa de brownie, e com uma faca ou espátula, espalhe a massa de brownie por todo o tabuleiro. Leve ao forno por 30 a 35 minutos. Mergulhe a ponta da faca na camada de cima do brownie e teste para ver se ele está pronto: a faca tem de sair ainda úmida da massa, porém não com pedaços de massa crua. Tire o brownie do forno e deixe-o esfriar por pelo menos 3 horas antes de cortar. Isso é fundamental para o caramelo poder esfriar. Para tirar o brownie da fôrma, levante o papel alumínio e retire todo o brownie do tabuleiro. Para inverter de lado, vire de cabeça para baixo, retire o papel alumínio e, usando outra tábua de apoio, vire o bronwie de novo de cabeça para cima. Corte em quadrados.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Dois Cozinha Contemporânea



Os grandes chefs atuantes no Brasil estão, cada vez mais, focando em produtos genuinamete brasileiros e, mais precisamente, da Amazônia. O "Dois Cozinha Contemporânea" é um restaurante que merece muita atenção. Os dois chefs, Felipe Ribenboim e Gabriel Broide, são jovens com uma formação de dar inveja. Felipe fez estágios na Espanha, no El Bulli e no Azrak. Enquanto Gabriel estudou em Nova York e em São Paulo com Alex Atala, Daniel Bouloud e Laurent. Eles fazem uma cozinha extremamente criativa e de muita personalidade. Esse foi, sem dúvida, o restaurante mais original a que já fui.  Localizado em uma casa super aconchegante em Pinheiros, S.P., o atendimento é fora do comum. Pedimos o menu degustação de 7 pratos, que vale muito a pena. O chef Felipe Ribenboim nos recepcionou com a maior simpatia e nos guiou durante todo o jantar, tornando a experiência surpreendente. Antes das entradas, fomos servidos de snacks alho assado e caramelizado, e crocantes de inhame, mandioquinha e beterraba simplesmente incríveis. Como entrada, patinhas de caranguejo com pimenta cambuci, e ravióli de pupunha com recheio de cogumelos e salada de brotos germinados deliciosos. 


De prato principal, comemos nhoque de cará com ragu de galinha caipira e costelinha de tambaqui com arroz preto e telha de aioli.



Para a sobremesa, rabanada com sorvete de leite tostado e espuma de chocolate branco com geleia de cupuaçu. Entre os detalhes surpreendentes da noite, ressalto os pistilos de Jambú, servidos com o ravióli de pupunha com recheio de cogumelos. Jambú é uma planta usada como tempero. O sabor em si não é o que se destaca. O grande barato são as propriedades sensoriais na boca, um suave formigamento. Come-se tanto as folhas como também os pistilos, que tem o efeito mais acentuado de choquinhos na boca. Dura de 1 a 2 minutos e provoca muitas risadas à mesa. Outro destaque foi a telha de aioli servida com as costelinhas de tambaqui. É como um biscoitinho super fino, com sabor suave de alho e uma textura que derrete na boca. Simplesmente inesquecível. Se eu pudesse comeria isso todos os dias da minha vida. E o terceiro grande destaque foi o sorvete de leite tostado. Delicioso e muito cremoso.

Dois Cozinha Contemporânea
Rua Antônio Bicudo 116
Pinheiros
05418 010
[55 11] 2533-5028
http://www.restaurantedois.com.br/

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Quiche de alho poró


Sempre tenho dificuldade em escolher acompanhamentos para as refeições. Nunca tive o hábito de preparar quiches, no entanto sempre gostei muito de comê-las. Achei essa receita de quiche de alho poró e alecrim no site do Panelinha e fiquei com vontade de testar. Gostei muito do resultado. A massa ficou leve e crocante. O recheio ficou bem molhadinho e saboroso. Adicionei um pouco de queijo minas e deu um toque especial.

Ingredientes para a massa:
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga 
1 ovo 
1/2 colher de chá de sal
 2 colheres de sopa de água fria


Numa tigela, adicione todos os ingredientes e misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Faça uma bola com a massa. Com os dedos, forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fund removível de 20 cm de diâmetro. Leve a fôrma à geladeira enquanto prepara o recheio.


Recheio:
2 alho-porós
2 colheres de sopa de alecrim
1 colher de sopa de azeite
4 ovos
400ml de creme de leite fresco
100g de queijo minas ralado
sal
noz moscada moída na hora 


Corte os alho-porós em rodelas bem finas. Em uma panela, aqueça o azeite. Acrescente os alho-porós e refoque por mais ou menos 5 minutos ou até que comecem a dourar e murchar. Adicione o alecrim e refogue por mais uns 3 minutos. Tempere com sal e reserve. Preaqueça o forno a 190°C. Em outra tigela, coloque o creme de leite e os ovos. Misture bem até virar um creme homogêneo. Tempere com noz moscada e sal. Retire a fôrma da geladeira. Coloque as rodelas de alho poró cobrindo todo o fundo da massa. Por cima, coloque o queijo minas ralado. Jogue o creme de leite por cima. Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos ou até que a parte de cime esteja dourada.