Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Panini: I Due Fratellini, Firenze


Esse pequeno restaurante de panini é muito legal. Foi dica de uma amiga. Uma ótima parada para um almoço rápido e delicioso. Não dá para chamar de restaurante na verdade. É um buraco na parede em uma rua super central. Ali tem um balcão e 2 pessoas servindo uns paninis divinos. São vários sabores. O meu preferido é o de presunto crú com queijo de cabra cremoso e rúcula. Eles são servidos quentinhos. Para beber tem várias opções de vinho em taça. Tem cerveja, refrigerante, etc, mas com uma tacinha de vinho fica mais gostoso.
Fica uma fila grande no meio de rua e as pessoas comem por ali mesmo, em pé ou sentadas na calçada. Almoçamos lá 3 dias seguidos!


I due Fratellini
Via dei Cimatori 38/r, Firenze
http://iduefratellini.com/

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Restaurante Alle Murate, Firenze


Esse restaurante é lindo, sofisticado e delicioso. Fica dentro das muralhas de um palácio com afrescos de Dante na parede. É como jantar dentro de um museu cheio de arte e restos arqueológicos a sua volta. Dizem que um dos afrescos nas paredes foi a primeira foto pintada de Dante. Fica bem perto do Duomo.



Um dos pratos foi tão inesquecível que já quero tentar reproduzir em casa. Era um purê de couve-flor com lulas e azeite. Parece muito simples, mas era super saboroso e muito especial.



Alle Murate - Gastronomia delle Regioni
via del Proconsolo, 16/r

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Hotel San Firenze Suites

Esse hotel foi um achado. Foi inaugurado em julho de 2011. É muito bem localizado, na Piazza San Firenze, ao lado da Piazza della Signoria. É tudo de muito bom gosto. As moças da recepção muito simpáticas e sempre dispostas a ajudar. É um hotel bem pequeno e não oferece muitos serviços, inclusive não tem café da manhã. Mas isso é o de menos dado todo o resto que conta a favor.



San Firenze Suites & Spa
Piazza San Firenze N° 3/A

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Antiche Carampane, Veneza


Essa Trattoria é super escondida, nos perdemos bastante até encontrar o endereço. Em Veneza, a coisa mais fácil que tem é se perder... mas isso, lá, é uma delícia. É um restaurante badaladinho e imprescindível ter reserva. Em Veneza, os melhores restaurantes só fazem uma rodada no jantar e só aceitam quem faz reserva, não adianta insistir. A especialidade do Antiche Carampane são frutos do mar. São fresquíssimos, comprados diariamente no mercado de peixes. O menu varia de acordo com o que tem de melhor no mercado diariamente. Comemos um carpaccio de peixes variados tão fresco e saboroso, achei perfeito. O ponto fraco é só que não tem ar condicionado. Estava muito quente, sentamos na varanda e pedimos um espumante bem gelado, o que fez a noite ficar muito agradável.



<><>
<><>
Trattoria Antiche Carampane :
San Polo, 1911


Osteria San Marco, Vaneza


A Osteria e Enoteca San Marco foi o restaurante de que mais gostei. Fica pertinho da Piazza San Marco.
O ambiente é bonito e agradável e tem ar condicionado. Isso em agosto na Itália é muito importante. O cardápio e serviço são excelentes e tem uma ótima carta de vinhos. Almoçamos lá no primeiro dia e ficamos com vontade de voltar em todas as outras refeições. Acabamos não voltando porque queríamos conhecer outros lugares. Mas esse acabou ficando como o preferido.


Linguine com lagostins e abobrinha!
Osteria e Enoteca San Marco
Frezzeria - San Marco 1610 - 30124 Venezia

Itália


Viajei de férias para a Itália no final de agosto. Para fazer o roteiro, utilizei bastante o blog da Claudia Liechavicius, Viajar pelo Mundo, que é excelente para dicas de viagens. Tem dicas lá de todas as cidades que visitei então serviu como um super guia. Aliás, as indicações de coisas para fazer em cada lugar, hoteis e restaurantes foram muito mais interessantes do que o livro guia de viagens completo da Itália que eu comprei. Ela já viajou pelo mundo inteiro então vale a pena dar uma olhada.

Fizemos um passeio de carro por várias cidades. Chegamos em Milão, pegamos um carro e subimos para o Lago de Como. De lá, descemos para Verona e Veneza. Depois fomos para Firenze e fizemos uma volta pela região da Toscana incluindo Siena, San Giminiano, Monteriggione, Lucca, Montalcino, Montepulciano e Pisa. Descemos ainda mais um pouco e fomos a Assisi e Orvieto. No final, subimos para a costa e conhecemos as Cinque Terre e Portofino. Foi bastante coisa mas deu para ver tudo, foi uma delícia.

Vou falar nos próximos posts de algumas coisas que mais se destacaram em toda a viagem, alguns hoteis e alguns restaurantes. Não são muitos porque pretendo falar realmente só dos que eu amei e super recomendo. Os que foram apenas bons nem vou falar nada.