Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Coquetel de quinoa e camarão


Outro dia eu estava vendo televisão, trocando os canais, quando vi a chef Roberta Sudbrack cozinhando com a Angélica. Adoro a Roberta então, obviamente, parei para assistir atentamente. Ela estava fazendo o que chamou de ceviche de quinoa com camarões. Aquilo me pareceu tão bom que logo fiquei louca para fazer também. Aqui está a minha versão do ceviche da Roberta. Ela chamou de ceviche porque todos os ingredientes na receita são pouco cozidos. No entanto, eu achei que tinha mais a ver chamar de coquetel. No site do programa da Angélica tem o vídeo da Roberta fazendo a receita. 
Essa receita é especial. Os aspargos são cozidos somente por 2 minutos e, logo em seguida, colocados em gelo para dar um choque térmico. Isso faz com que as verduras parem o cozimento imediatamente e adquiram cores muito vivas. Os aspargos não devem cozinhar muito para não ficarem moles. Eles devem ficar al dente, e crocantes.  Olha a diferença da cor do aspargo cru para o aspargo após o choque térmico.


Tenho a maior dificuldade em cozinhar qualquer receita com quinoa. Já tentei várias vezes, e sempre fica ruim. Meu marido já tinha pedido que eu desistisse. Mas como eu sei que é uma coisa que pode ficar muito boa quando bem feita eu continuo tentando. Dessa vez eu acertei, e amei.



Ingredientes:
200g de quinoa em grãos
200g de camarões médios já limpos
10 aspargos frescos
cebolinha francesa
pimenta do reino
sal
flor de sal
azeite
1 pitada de açúcar
3 tomates sem pele e sem sementes
caldo de legumes
suco de 1/2 limão

Coloque a quinoa em uma panela, cubra com água, com o caldo de legumes e cozinhe por 15 minutos.
Leve uma outra panela ao fogo com água e sal. Em uma tigela, coloque umas 5 pedras de gelo e água gelada, reserve. Assim que a água da panela ferver, coloque os aspargos e cozinhe por 2 minutos. Retire os aspargos da panela e coloque-os na tigela com gelo imediatamente para dar um choque térmico. Reserve a água do cozimento dos aspargos para o camarão. Descasque os tomates, retire as sementes e corte em quadradinhos bem pequenos. Reserve. Corte os aspargos em quadradinhos pequenos, reserve. Leve a água novamente para ferver, coloque os camarões e deixe-os cozinhar de 2 a 3 minutos, somente até mudarem de cor. Retire os camarões e coloque-os imediatamente na água com gelo para parar o cozimento. 
Escorra a quinoa. Adicione os tomates e os aspagos com a quinoa cozida, tempere com sal, pimenta do reino, azeite, cebolinha picada e uma pitada de açúcar. Misture bem. Retire os camarões da água e coloque-os em outra tigela. Tempere-os com sal, limão, pimenta do reino e azeite.



Montagem: Pegue uma taça de martíni, ou de sorvete ou qualquer recipiente individual bonito que você tenha. Coloque em baixo alguns camarões. Em seguida, coloque 2 colheres de sopa da quinoa temperada. Mais uma camada de camarões. Mais uma camada de quinoa. No final, por cima, coloque mais alguns camarões. Regue com um pouquinho de azeite e uma pitada de flor de sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário