Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Quiche de alho poró


Sempre tenho dificuldade em escolher acompanhamentos para as refeições. Nunca tive o hábito de preparar quiches, no entanto sempre gostei muito de comê-las. Achei essa receita de quiche de alho poró e alecrim no site do Panelinha e fiquei com vontade de testar. Gostei muito do resultado. A massa ficou leve e crocante. O recheio ficou bem molhadinho e saboroso. Adicionei um pouco de queijo minas e deu um toque especial.

Ingredientes para a massa:
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga 
1 ovo 
1/2 colher de chá de sal
 2 colheres de sopa de água fria


Numa tigela, adicione todos os ingredientes e misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Faça uma bola com a massa. Com os dedos, forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fund removível de 20 cm de diâmetro. Leve a fôrma à geladeira enquanto prepara o recheio.


Recheio:
2 alho-porós
2 colheres de sopa de alecrim
1 colher de sopa de azeite
4 ovos
400ml de creme de leite fresco
100g de queijo minas ralado
sal
noz moscada moída na hora 


Corte os alho-porós em rodelas bem finas. Em uma panela, aqueça o azeite. Acrescente os alho-porós e refoque por mais ou menos 5 minutos ou até que comecem a dourar e murchar. Adicione o alecrim e refogue por mais uns 3 minutos. Tempere com sal e reserve. Preaqueça o forno a 190°C. Em outra tigela, coloque o creme de leite e os ovos. Misture bem até virar um creme homogêneo. Tempere com noz moscada e sal. Retire a fôrma da geladeira. Coloque as rodelas de alho poró cobrindo todo o fundo da massa. Por cima, coloque o queijo minas ralado. Jogue o creme de leite por cima. Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos ou até que a parte de cime esteja dourada. 



 

 

 

 

 

 

 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário