Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Dois Cozinha Contemporânea



Os grandes chefs atuantes no Brasil estão, cada vez mais, focando em produtos genuinamete brasileiros e, mais precisamente, da Amazônia. O "Dois Cozinha Contemporânea" é um restaurante que merece muita atenção. Os dois chefs, Felipe Ribenboim e Gabriel Broide, são jovens com uma formação de dar inveja. Felipe fez estágios na Espanha, no El Bulli e no Azrak. Enquanto Gabriel estudou em Nova York e em São Paulo com Alex Atala, Daniel Bouloud e Laurent. Eles fazem uma cozinha extremamente criativa e de muita personalidade. Esse foi, sem dúvida, o restaurante mais original a que já fui.  Localizado em uma casa super aconchegante em Pinheiros, S.P., o atendimento é fora do comum. Pedimos o menu degustação de 7 pratos, que vale muito a pena. O chef Felipe Ribenboim nos recepcionou com a maior simpatia e nos guiou durante todo o jantar, tornando a experiência surpreendente. Antes das entradas, fomos servidos de snacks alho assado e caramelizado, e crocantes de inhame, mandioquinha e beterraba simplesmente incríveis. Como entrada, patinhas de caranguejo com pimenta cambuci, e ravióli de pupunha com recheio de cogumelos e salada de brotos germinados deliciosos. 


De prato principal, comemos nhoque de cará com ragu de galinha caipira e costelinha de tambaqui com arroz preto e telha de aioli.



Para a sobremesa, rabanada com sorvete de leite tostado e espuma de chocolate branco com geleia de cupuaçu. Entre os detalhes surpreendentes da noite, ressalto os pistilos de Jambú, servidos com o ravióli de pupunha com recheio de cogumelos. Jambú é uma planta usada como tempero. O sabor em si não é o que se destaca. O grande barato são as propriedades sensoriais na boca, um suave formigamento. Come-se tanto as folhas como também os pistilos, que tem o efeito mais acentuado de choquinhos na boca. Dura de 1 a 2 minutos e provoca muitas risadas à mesa. Outro destaque foi a telha de aioli servida com as costelinhas de tambaqui. É como um biscoitinho super fino, com sabor suave de alho e uma textura que derrete na boca. Simplesmente inesquecível. Se eu pudesse comeria isso todos os dias da minha vida. E o terceiro grande destaque foi o sorvete de leite tostado. Delicioso e muito cremoso.

Dois Cozinha Contemporânea
Rua Antônio Bicudo 116
Pinheiros
05418 010
[55 11] 2533-5028
http://www.restaurantedois.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário