Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Biscoitinhos de castanha do pará

Esse biscoitinho não fica bonito, faz um estilo mais rústico, bem caseiro. Mas é uma delícia, super crocante e com um caramelo em cima. A receita é do simplesmentedelicia. Não é difícil fazer, o chato é que precisa embrulhar a massa e levar à geladeira por 2 horas para ficar firme. Devem ser assados em fôrminhas. Eu usei fôrminhas de mini cupcakes.



Ingredientes:

para o caramelo:

2 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
¼ de xícara de mel
¼ de xícara de chá de creme de leite fresco

Em uma panela pequena, coloque os açúcares, a manteiga, e o mel. Leve ao fogo médio e misture para os açúcares dissolverem. Quando o caramelo começar a borbulhar, ferva por 3 minutos, misturando sem parar. Desligue o fogo, espere 1 ou 2 minutos e acrescente o creme de leite fresco. Reserve.

para a massa:
240g de farinha de trigo
200g de castanhas-do-pará
1 pitada de sal
35g de amido de milho
150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
220g de açúcar

1/4 de xícara de castanhas-do-pará picadas e tostadas (para salpicar em cima do caramelo)


Preaqueça o forno a 190°C. Coloque as castanhas-do-pará em uma assadeira e leve ao forno quente por uns 8 a 10 minutos, ou até elas estarem levemente tostadas. Retire do forno, desligue e reserve.

Na vasilha do processador, ponha a farinha, as castanhas tostadas, o sal e o amido de milho. Processe até formar uma farinha fina. Reserve. Na vasilha da batedeira, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme leve e fofo. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente a mistura de farinha e castanhas com cuidado. Abra um pedaço de filme plástico em cima de uma superfície lisa e ponha um pouco da massa. Aperte bem a massa com as mãos para formar uma linguiça compacta. Essa massa esfarela portanto é importante apertar bastante.O diâmetro do rolo de massa tem que ser igual ao fundo da forminha que você vai usar para assar os biscoitos.  Envolva o rolo de massa em filme plástico, apertando bem. Leve os rolos de massa à geladeira por no mínimo 2 horas.

Preaqueça o forno a 200°C. Retire um rolo de massa da geladeira de cada vez. Com uma faca bem afiada, corte rodelas de 1 cm de espessura e ponha-as nas fôrmas preparadas. Se pedacinhos de massa se quebrarem, não tem problema: é só apertar de novo com os dedos. Quando toda a massa estiver cortada em rodelas e preparada no fundo das fôrmas, use uma colherzinha para fazer um pequeno buraco no biscoito (o equivalente a ½ colher de sobremesa). Entorne um pouco de calda em cada biscoito. No final, salpique um pouco das castanhas-do-pará picadas. Leve ao forno por 15 a 18 minutos ou até os biscoitos estarem dourados. Retire do forno e deixe esfriar na fôrma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário