Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Palitos de queijo com alecrim


Esses palitos de queijo são maravilhosos. O difícil é conseguir resistir e não comer todos de uma vez só. Se fizer para servir para os amigos, eu aconselho dobrar a receita porque eles desaparecem muito rápido. É muito fácil de fazer. Dá para brincar com a receita e colocar outras combinações como tomilho, curry, pimenta calabresa,... Eu usei queijo parmesão, mozzarela e minas padrão. Pode ser feito com cheddar, gruyere, brie, queijo prato etc.

Ingredientes:
160g de queijo ralado
4 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente (80g)
3/4 de xícara de chá de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
Alecrim a gosto
1 colher de sopa de creme de leite


Preaqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras com papel manteiga ou tapetes de silicone. No processador de alimentos, coloque o queijo, manteiga, sal, farinha de trigo, e o alecrim. Bata até virar uma farofa grossa. Junte o creme de leite e bata mais um pouco até a massa se juntar e virar uma bola. Coloque farinha na bancada e, com um rolo, abra a massa até ficar com 1 cm de espessura. Corte a massa em tiras. Com cuidado, transfira as tiras para as assadeiras preparadas. Leve ao forno por 10 a 15 minutos ou até os palitinhos começarem a dourar. Deixe esfriar. Os palitos podem ser guardados em potes herméticos por até 3 dias.

Um comentário:

  1. Oi Manoela
    Me chamo Helen, e recebi teu blog através de um email da R&G, da Berenice. Também tenho um blog de gastronomia, mas é mais recente que o teu...me chamou a atenção o fato de termos backgrounds semelhantes: eu tb sou formada (e mestre) em Psicologia, e larguei tudo para me mudar pra Itália e trabalhar na cozinha!! É isso aí: alimento pro corpo e pra alma!! Boa
    sorte pra nós!
    Abraço!

    Helen

    ResponderExcluir