Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Patê de fígado

 
Patê não parece ser um aperitivo fácil de preparar em casa, não é mesmo? A maioria das pessoas compra patê pronto. Se soubessem como é simples e como os ingredientes custam pouco, acho que mais pessoas fariam seu próprio patê. E o mais legal é que cada um pode adicionar ingredientes e criar patês diferentes. Essa receita é do livro da Rita Lobo, Panelinha, receitas que funcionam. Já servi em casa algumas vezes e foi o maior sucesso! A receita rende bastante. Pode-se separar em potinhos, cobri-los com papel filme e congelá-los.


Ingredientes:
600g de fígado de galinha
1 colher de sopa de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 ramo de tomilho
2 colheres de sopa de conhaque
2 colheres de sopa de suco de limão
100g de manteiga
sal
pimenta do reino moída na hora

Lave o fígado sob água corrente. Deixe escorrer em uma peneira. Coloque em uma tábua e retire os nervos. Coloque o fígado em uma tigela, acrescente as folhas de tomilho e o conhaque. Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.
Pique a cebola e o alho em pedaços pequenos. Leve uma frigideira ao fogo. Adicione o azeite. Quando esquentar, acrescente a cebola e refogue até começar a dourar. Adicione o alho e refogue mais 1 minuto. Acrescente o fígado reservado com os temperos e refogue por mais uns 5 minutos, ou até que a carne esteja dourada.
Transfira o fígado para um processador de alimentos ou um liquidificador. Adicione o suco de limão e a manteiga. Bata até virar uma pasta cremosa. Transfira para uma tigela ou várias tigelas pequenas. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. Retire e sirva com torradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário