Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tomates Confit com Mussarela de Búfala

                           
Esse é um prato que eu adoro fazer em casa. Na verdade, a única coisa feita por mim são os tomates. Eles podem ser substituídos por tomates secos comprados prontos, mas, na minha opinião, esses tomates assados são muito melhores. A mussarela de búfala fica melhor se for uma burrata, no entanto, aqui em SP é mais difícil de encontrar. No RJ, tem burrata nos Supermercados Zona Sul. Se quiser servir com algumas fatias bem finas de presunto cru vai fiar ainda melhor. A receita dos tomates é do livro "Receitas originais do chef Claude Troigros". No livro, a receita é de tarte tatin de tomate. Eu já fiz e ficou divina. Uma base de massa folhada com esses tomates confit, mussarela de búfala, rúcula e presunto cru. Esses tomates confit são maravilhosos. Eu gosto do tomate Débora, mas pode ser com o que você encontrar. A pitada de açúcar é importante para caramelizar um pouco os tomates. Ficam com um sabor bem suave, macios, irresistíveis. Compre uma boa do focaccia ou algum outro pão. Regue com um bom azeite e aproveite.


Receita tomates confit:
6 tomates maduros
Sal
Pimenta do reino moída na hora
Uma pitada de açúcar
1 dente de alho picado
Azeite

Corte os tomates em quatro, retire e descarte as sementes. Em um tabuleiro, coloque os tomates com a pele virada para cima. Tempere com sal, pimenta, uma pitada de açúcar e alho. Regue com um bom azeite e asse por aproximadamente 40 minutos a 180 graus. Retire do forno e mexa um pouco.
Montagem: Em um prato, coloque a mussarela de búfala no meio com a rúcula e os tomates confit em volta. Regue com um bom azeite e sirva.

4 comentários:

  1. Oi aniversariante da semana!!!!
    Passei aqui para deixar um beijo pelo aniversário que será amanhã e encontrei uma receita tentadora e super fácil. Vou testar em breve.
    Um beijo enorme. Desejo um ano maravilhoso!!!!!
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Oii Claudia, obrigada!
    acabei de voltar da Italia e usei muuito as suas dicas, foi maravilhoso. Vou fazer uns posts sobre essas coisas depois bjsss

    ResponderExcluir
  3. Olá Manuela! Gosto muito de tomates secos; vou experimentar fazer sua receita. Tenha uma excelente terça-feira! Abraço do blogueiro navegante! Quero lhe convidar para que leia ‘Lençóis movediços brancos de cetim’ no http://jefhcardoso.blogspot.com/ “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)
    Por Jeferson Cardoso

    ResponderExcluir
  4. A receita parece ficar deliciosa. Parabéns pelo seu blog gostei muito.

    ResponderExcluir