Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Barcelona

Barcelona é uma cidade que encanta, que dá vontade de morar. O clima é bom, a cidade é linda, animada, tem ótimo comércio, excelente comida e cheia de atrações culturais. Os espanhois não são muito simpáticos,  pelo menos nas experiências que eu tive, mas nada que chegue a ser desagradável.  Aliás, nem um pouco desagradável. É como em Paris: os franceses são super ranzinzas e nem por isso deixamos de amar a cidade. Uma vez fui tomar café da manhã em um café perto do hotel e pedi croissant. Pedi  também manteiga e geleia. Isso pareceu uma coisa muito estranha para a garçonete.  Ela ficou indignada e disse "Como? Manteiga? O croissant já é feito de manteiga". Realmente, croissant é feito de manteiga, e bota manteiga nisso. Mas eu gosto de passar ainda mais manteiga. Enfim, não consegui. Ela só me serviu geleia mesmo. Outra vez pedimos um sanduíche de presunto com tomate e pedimos para esquentar. Isso foi um insulto à cultura deles! Presunto cru quente? Não pode. Foi necessário muita insistência para que esquentassem o sanduíche e com uma má vontade que só vendo. Temos que respeitar os costumes dos lugares onde vamos, mas o sanduíche ficava muito bom quentinho.
Quem for a Barcelona deve dar uma olhada no blog da Adriana Setti, uma brasileira que mora lá há muitos anos e dá dicas excelentes de tudo. http://viajeaqui.abril.com.br/blog/achados/

Hotel: Recomedo o H 1898, é muito bem localizado. Não foi onde eu fiquei, mas fui lá conhecê-lo. http://www.hotel1898.com/ 

Passeios:
  • Passeio pelo Passeig de Grácia: uma rua linda e com as melhores lojas, bem mais agradável do que as Ramblas.
  • Para um almoço no próprio Passeig de Grácia com bons tapas: restaurante QUQU
  • Casa Battló: fica no Passeig de Grácia, uma das várias construções do Gaudí. É imperdível!
  • La Pedrera: também no Passeig de Grácia e também contruída por Gaudí. Igualmente imperdível. Tem uma fila enome sempre, mas vale a pena. Principalmente o terraço.
  • Passeio pelo bairro gótico: Catedral Gótica, Igreja Santa Maria del Mar.
  • Museu Picasso: fica no bairro gótico. É ótimo, todos devem ir, até mais de uma vez.
  • Sagrada Família: construída por Gaudí (até hoje em contrução). É maravilhosa, não tem como não ir. E a fila também é imensa. Vale a pena ver o museu no subsolo.
  • Parc Guell: parque também com contruções do Gaudí. Muito bonito, tem que ir. (Ao sair do parque,  é necessário caminhar muito até o metrô mais próximo).
  • Casa Museu Gaudí: dentro do parc Guell. Dispensável (nada demais, só uns móveis feios)
  • Bosq de les Fades (bar em formato de bosque com duendes dentro do Museu de Cera, nas Ramblas, bom para tomar sangria)
  • Montjuic: um morro que tem uma vista bonita da cidade. Sobe-se de teleférico. Não é imperdível.
  • Museu Miró: é uma casa grande, bonita. Mesmo quem não curte muito as obras vale a pena visitá-lo pelo menos uma vez.
  • Plaza de Espanya: descendo do museu Miró tem uma escadaria que vai dar na Plaza d´Espanya. É linda!
  • Mercado La Boquería: é um mercado municipal, com barraquinhas servindo tapas, presunto cru e coisas gostosas. 

 Restaurantes:

  • Sikkim: bom para jantar à luz de velas (tem um sorvete de coco imperdível). Plaça Comercial, 1 http://www.sikkimbcn.com/  (É necessário fazer reserva).
  • Can Majó (paella muito boa lá na praia. Bom para o almoço). C/ Almirall Aixada 23 http://www.canmajo.es/  (É necessário fazer reserva).
  • Vinoteca Torres: Fica no Passeig de Gracia. A comida é boa e servem ótimos vinhos. http://www.lavinotecatorres.com/
  • Els Pescators: Muito bom para frutos do mar. De entrada tem um croquete de frango com curry excelente. Plaça Prim, 1 http://www.elspescadors.com/ (É necessário fazer reserva).
  • Pla: restaurante contemporâneo, muito, muito, bom. É bem pequenininho. De entrada tem um ótimo steak tartar. Fica numa ruela difícil de se achar. C/ Bellafila, 4 (travessa da Carrer de la ciutat). http://www.elpla.cat/  (É necessário fazer reserva).





Arredores de Barcelona:

Quem tiver tempo, deveria alugar um carro e conhecer outras cidade perto de Barcelona, que são demais.

Tossa de Mar: cidade litorânea, bem pequena, só para passar algumas horas. Tem as ruínas de um forte enorme, super bonito.

Figueres: Muito perto de Barcelona, dá para ir de trem. A cidade em si não é grande coisa. É onde fica o museu do Salvador Dalí que é uma loucura. Vale a pena.

Cadaqués: Um charme de cidade, tem que ir bem cedo, e de carro. O caminho até lá é longo. É onde fica a casa de Salvador Dalí. O lugar é lindo. Se tiver que escolher apenas um passeio fora de Barcelona, escolha este.

Villafranca de Penedés: Faça o tour e a degustação de vinhos na Bodega Torres. É um super programa. A vinícola é enorme e o tour é super high tech. Os vinhos são muito bons.

Tarragona: A cidade tem muitas ruínas romanas e é linda. Vale a pena. Tem um restaurante excelente para almoçar, El Barquet. Comemos um arroz negro de frutos do mar maravilhoso. A única coisa é que só falam catalão e inclusive o menu é só em catalão. Mas dá para se virar.


Um comentário:

  1. Mana. Adorei o guia de restaurantes. Já anotei tudo para a próxima parada. Seu blog está o máximo!!!!!
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir