Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Geleia de damasco


Geleia de damasco é um curinga na cozinha. Fica bom tanto com doces como salgados. Serve para rechear bolos, tortas, cupcakes. Serve como calda. Serve para passar na torrada, para servir com queijo, especialmente brie, para rechear sanduíches... São realmente muitas opções. Algumas pessoas não gostam. Já tive clientes que vieram degustar bolos e disseram não gostar de damasco, mas após provar essa geleia acabaram pedido bolo com esse recheio, juro.

Ingredientes:
250g de damasco turco (aquele que todos conhecem)
250g de damasco espanhol ou argentino (mais azedo)
500g de açúcar
1 colher de sopa de água de flor de laranjeira

Obs: se você não encontrar o damasco azedo pode fazer só com o turco, diminuindo pela metade a quantidade de açúcar. Fica tão bom quanto.
Os dois tipos de damasco e também a água de flor de laranjeira podem ser encontrados em casas de ingredientes árabes e em bons supermercados.


Lave os damascos. Coloque-os em uma panela e cubra com água. Cozinhe até que estejam macios. Às vezes é preciso adicionar mais água no meio do cozimento para que os damascos não queimem. Quando estiverem macios, bata no liquidificador ou utilize um mixer na própria panela. Volte à panela e adicione o açúcar. Leve ao fogo até começar a desgrudar do fundo da panela (cuidado porque espirra bastante). Adicione a água de flor de laranjeira e misture. Retire do fogo e espere esfriar.

receita da Flávia Millás: http://www.flaviamillas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário