Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Torta de maçãs verdes


Eu amo torta de maçã servida quente. Essa é feita com massa folhada laminada, comprada pronta. Parece uma Tarte Tatin, mas o modo de preparo é diferente, e mais fácil. Peguei do livro Nigella Express. Já fiz em casa alguma vezes e sempre fez muito sucesso. O trabalho que dá é de fatiar as maçãs e abrir a massa na fôrma. Para ficar ainda mais fácil, abra a massa inteira reta em uma assadeira grande e faça a torta assim como nessa foto.

Ingredientes:
2 maçãs Granny Smith grandes
suco de 1 limão *opcional
375g de massa folhada laminada comprada pronta (espere descongelar para abri-la)
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de canela em pó

Preaqueça o forno a 220°C
Forre uma assadeira retangular com papel manteiga. Abra a massa folhada e coloque por cima do papel. Com a parte de trás de uma faca, faça uma moldura de 1 cm nas bordas da massa. Se preferir servir em uma fôrma cerâmica redonda ou de outro formato abra a massa de acordo com a fôrma. Polvilhe a massa com 1 colher de açúcar. Corte as maçãs em 4 e retire as sementes. Corte-as agora em fatias bem finas. Se você não for montar a torta imediatamente, coloque as maçãs fatiadas em uma vasilha com água e o suco do limão para não escurecerem. Na hora de montar a torta, escorra a água e seque as maçãs com papel toalha.
Arrume as fatias de maçã em fileiras, sobrepondo-as levemente, até que a massa esteja completamente preenchida. Em uma panela pequena, derreta a manteiga com a outra colher de açúcar até ficar com uma cor caramelada, não deixe passar para não amargar. Despeje o caramelo em cima das maçãs. Polvilhe com a canela em pó e leve ao forno por 20 a 25 minutos ou até que as bordas da massa tenham crescido e as frutas estejam macias e levemente douradas.  Sirva quente com sorvete de baunilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário