Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Molho Pesto


Ganhei de uma amiga esses azeites e esse elivro de receitas. "Cardeal" é uma marca que foi lançada no mercado recentemente. Provei e adorei. Muitas vezes me perguntam que azeite eu uso para cozinhar. Eu mesma já tive essa dúvida muitas vezes e por isso já experimentei diversas marcas. O Cardeal tem um bom preço e é de muito boa qualidade. Eu estou usando e recomendo.


Para aproveitar um bom azeite eu preparei um molho pesto e ficou delicioso. Molho pesto é tão fácil de preparar que mesmo quem não sabe cozinhar nada pode se arriscar tranquilamente.


As receitas de pesto tradicionais levam pinolis, que são sementinhas extraídas do pinheiro-manso (Pinus pinea), uma árvore nativa da região do Mediterrâneo. São muito usadas na culinária italiana e libanesa. Essas sementinhas podem ser encontradas em lojas de produtos árabes ou em supermercados mais sofisticados. São bem caras e costumam ser vendidas em embalagens de 20g. Quem não encontrar, ou não estiver disposto a pagar, pode tranquilamente substituí-las por nozes que também ficará ótimo.
As quantidades para essa receita não precisam ser muito exatas. Quem gosta muito de alho pode colocar mais dentes de alho, já quem gosta de mais queijo também pode ficar à vontade para aumentar a quantidade. Sal, azeite e pimenta também ficam a critério do gosto de cada um. É importante ir provando e adicionando ou não o que achar necessário. O molho pesto pode ser usado para temperar saladas, carnes, peixes e massas.



Ingredientes:
2 xícaras de chá de folhas de manjericão limpas
1 dente de alho
sal
pimenta do reino
1/2 xícara de chá de pinoles
1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
azeite de boa qualidade



Toste levemente os pinolis no forno ou no forninho elétrico (faça isso também se estiver usando nozes). Coloque as folhas de manjericão, um pouco de azeite, o sal, a pimenta e o alho no processador de alimentos e pulse até estarem bem misturados. Adicione o queijo parmesão e os pinolis e pulse somente para misturar, sem deixar que fiquem completamente triturados. Verifique o sabor e tempere a gosto. Coloque em um recipiente de vidro bem fechado e deixe na geladeira.

Um comentário: