Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Coração de com creme de maracujá


Em muitos países, o dia dos namorados é comemorado hoje, dia de São Valentim. No Brasil, a partir de 1949, a comemoração desta data foi escolhida para ser no dia 12 de junho. Junho era um mês muito fraco para o comércio, por isso, o publicitário João Dória teve a idéia de colocar a data bem na véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Acho muito mais legal a data de hoje, Saint Valentine´s Day. 
Por isso, me inspirei na Martha Stewart para fazer um docinho em forma de coração. Ninguém melhor que ela para fazer essas sobremesas lindas, não é mesmo?  A receita foi adaptada do site dela: Martha Stewart: Valentines Day Desserts. A receita diz que o rendimento é de 4 porções. Eu fiz a quantidade exata da receita e obtive 9 corações. O creme de maracujá eu fiz como já costumo fazer, não usei a receita do site. Cuidado para não se queimar na hora de fazer o suco de maracujá reduzido porque quando começa a ferver, o suco respinga bastante para fora da panela. Quem quiser, pode usar a polpa natural de maracujá no lugar do suco concentrado. O creme vai ficar um pouco mais líquido, mas não tem problema.


Ingredientes para o merengue:

2 claras grandes
3/4 de xícara de açúcar
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de extrato de baunilha (de boa qualidade)
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro para enfeitar
framboesas para enfeitar.
Preaqueça o forno a 200°C. Coloque uma folha de papel manteiga em uma assadeira. Usando um cortador de biscoito, desenhe corações no papel manteiga. Vire-o ao contrário na assadeira e reserve.
Na tigela da batedeira, coloque as claras, o açúcar e a pitada de sal. Leve esta tigela ao banho maria e mexa até o açúcar dissolver bem e a mistura ficar morna, mais ou menos 2 minutos. Use o dedo para verificar a temperatura. Cuidado para não deixar as claras cozinharem.
Leve a tigela à batedeira e bata bem, em velocidade média, até ficar firme. Mais ou menos 4 minutos.
Adicione a baunilha e bata mais um pouco.
Coloque o merengue em um saco de confeitar com bico redondo e preencha os corações no papel. Faça bordas nas laterais de mais ou menos 1.5 cm de altura.
Diminua a temperatura do forno para 180°C. Leve a assadeira ao forno por 20 minutos ou até que os corações estejam firmes
Retire os corações do forno e transfira o papel manteiga para uma grade e deixe esfriar completamente. Quando estiverem frios, descole os corações do papel com cuidado.

Ingredientes para o creme de maracujá:
1 litro de suco de maracujá
100g de chocolate branco
30 g de creme de leite

Em uma panela, coloque o suco de maracujá e leve ao fogo para reduzir bastante. Deixe o suco virar um creme espesso e de cor laranja forte. Reserve em um potinho. Derreta o chocolate branco e o creme de leite no microondas. Adicione o maracujá reduzido aos poucos até chegar no sabor desejado.
Montagem: Preencha cada coração com o creme de maracujá. Coloque framboesas na lateral. Despeje, com o auxílio de uma peneirinha, um pouco de açúcar de confeiteiro sob os corações.


Um comentário:

  1. maravilhoso esse quitute! provei . além de bem bonito é doce na medida certa pois o maracujá dá um quê que compensa o suspiro

    ResponderExcluir