Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Fondue de queijo


Nesse tempinho frio, nada melhor que comer um bom fondue, não é mesmo? Eu sempre fiz fondue de queijo comprado pronto. As pessoas têm o maior preconceito com isso, eu sei. Mas acho uma grande besteira. Aqui em casa sempre fiz e convidei amigos e todos sempre adoraram sem saber que era de caixinha. Estava outro diz pesquisando umas receitas da minha querida Nigella e me deparei com essa de fondue de queijo. Achei tão simples de fazer que resolvi experimentar. Então, pela primeira vez, fiz um fondue de queijo sem ser desses comprados prontos. Ficou muito bom. Eu usei uma mistura de brie, emmenthal e gruyere. Fiz duas receitas separadas: em um deles, adicionei 3 colheres de sopa de Cointreau; e na outra, não adicionei nada. As duas ficaram muito boas. A do Cointreau ficou com um sabor muito mais acentuado. As opiniões das pessoas ficaram divididas quanto ao melhor dos dois.



Ingredientes:
600g de queijo (brie, gruyere, ementhal, camembert)
300ml de vinho branco seco
2 colheres de chá de amido de milho
1 1/2 colheres de sopa de Cointreau (ou kirsh) *opcional
1 dente de alho
Pimenta do reino moída na hora
Noz moscada ralada na hora

Rale todos os queijos. Descasque o dente de alho. Esfregue bastante o dente de alho no fundo da panela de fondue. Coloque o queijo na panela de fondue com o vinho e leve ao fogo até derreter. Dissolva o amido de milho no Cointreau e adicione ao queijo. Tempere com pimenta e noz moscada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário