Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Couscous israelense com tomatinhos assados


Amo o supermercado Casa Santa Luzia. É um dos meus programas preferidos aqui em SP. Isso mesmo, eu encaro uma visita ao Santa Luzia como um super programa. Melhor que ir ao cinema, shopping e muitos outros programas. Outro dia, estava passeando por lá, quando me deparei com um potinho de couscous israelense. Não pensei duas vezes e comprei um para experimentar. Eu já havia comido couscous israelense em um restaurante mas nunca tinha tentado preparar em casa. Esse couscous não é muito conhecido e é difícil encontrá-lo. É como uma massinha em forma de bolinha. Fiz uma breve pesquisa e achei essa receita interessante no site do SmittenKitchen. Eles fizeram com azeitonas, que eu detesto, então, obviamente, o meu foi sem azeitonas. Ficou uma delícia, super saboroso. Servi com um filet de peixe grelhado e um pouco de brócolis. Super light.



Ingredientes: para 6 porções
Para os tomates assados:
680g de tomates cereja
3 dentes de alho
1/4 de xícara de chá de azeite
1/4 de xícara de chá de água morna
1 colher de chá de suco de limão
1 colher de chá de sal
pimenta do reino a gosto, moída na hora

Para o couscous:
680ml de caldo de galinha
350g de couscous
1 colher de sopa de azeite
salsinha
tomilho

Preaqueça o forno a 190°C
Corte os tomates ao meio e coloque-os em uma assadeira. Adicione os dentes de alho, com casca, e asse por mais ou menos 40 minutos. Retire os tomates do forno e deixe esfriar um pouco. Retire a casca do alho. Separe 1/2 xícara de chá de tomatinhos assados. No liquidificador, ou usando um mixer, coloque 1/2 xícara de chá dos tomatinhos assados, o alho amassado, o azeite, a água morna, o suco de limão, sal e pimenta do reino. Bata tudo até virar um purê. Reserve.
Em uma panela, ferva o caldo de galinha. Adicione o couscous e cozinhe por 6 minutos. Desligue o fogo, cubra a panela e deixe esfriar por 10 minutos. Transfira o couscous cozido para uma tigela. Adicione o purê e os tomates assados. Adicione 1 colher de azeite, salsinha picada e tomilho. Prove para ver se está do seu gosto de sal e pimenta do reino.

http://smittenkitchen.com/2007/07/pearly-whites/
http://www.santaluzia.com.br/

2 comentários:

  1. Oi! Adorei a sua receita. Queria saber onde encontro esse couscous.
    Me ajuda!
    claudialalor@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia,
    Esse couscous tem na Casa Santa Luzia aqui em SP!!
    bjss

    ResponderExcluir