Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

terça-feira, 27 de março de 2012

Salsa de tomate com tortilhas


Já perdi a conta de quantas vezes fiz essa salsa de tomates para comer com tortilha de milho. Quase todas as vezes em que recebo amigos em casa eu faço porque todos adoram e sempre pedem a receita. Ideal para um aperitivo rápido.

Ingredientes:
2-3 tomates maduros
1 pacote de tortilha de milho
sal
pimenta
salsinha
tabasco
aceto balsâmico
azeite

Retire a pele e as sementes dos tomates. Em um processador de alimentos, coloque os tomates e tempere a gosto com sal, pimenta, azeite, tabasco e aceto balsâmico. Processe e verifique o sabor. Transfira para um potinho. Deixe na geladeira para engrossar um pouco antes de servir. Jogue a salsinha picada e sirva com tortilhas de milho.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Pastinha de atum com amêndoas

Tenho uma amiga, a Lina, que cozinha muito bem e tudo que ela faz sempre fica uma delícia. Outro dia ela fez essa pastinha e todos se apaixonaram. Ela me explicou como fazia e já repliquei aqui em casa algumas vezes.  Fica muito bom. 



Ingredientes:
1 lata de atum claro
1/2 cebola roxa picada
2 colheres de sopa de maionese (usei light)
1 colher de chá de ketchup
2 colheres de chá de mostarda amarela
1 colher de chá de aceto balsâmico
1 pitada de tabasco
pimenta do reino
sal
amêndoas fatiadas 

Toste levemente as amêndoas no forno ou forninho elétrico e  reserve. Retire o atum da lata, deixe escorrer todo o líquido e desfie bem. Misture o atum com a maionese, cebola, ketchup, mostarda, balsâmico, sal, pimenta e tabasco. Verifique o tempero. Na hora de servir, coloque as amêndoas por cima e sirva com torradinhas.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Mini hot dog com massa folhada

Não tem dieta que resista a esses mini hot dogs. São deliciosos e irresistíveis. E o melhos, são facílimos de preparar. A receita é do livro da Nigella: Nigella Kitchen. Pode ser feito com a salsicha que cada um preferir. Eu fiz metade com salsicha de frango light e a outra metade com salsicha de carne de porco comum de hot dog. Gostei mais das de frango.

Ingredientes:
1 pacote de massa folhada
1 pacote de salsicha de frango light
1 gema para pincelar

Preaqueça o forno a 190°C. Abra a massa folhada. Coloque as salsichas e corte quadrados em volta. Enrole cada salsicha e corte-as em 4 mini hot dogs. Pincele um pouco de gema em cada pedaço e leve ao forno até ficar douradinho.
Sirva com o molho que desejar.


sexta-feira, 9 de março de 2012

Trouxinhas de nutella com massa filo




Outro dia eu vi no supermercado um pote de creme de ovomaltine. Nunca tinha visto e fiquei morrendo de vontade de experimentar. Tem gosto e textura quase iguais à nutella, a única diferença são uns pedacinhos crocantes no meio. Usei esse creme nessa receita, mas fica igual se for feita com nutella. Essa é uma sobremesa para impressionar. A massa filo fica crocante e a nutella cremosa por dentro faz um contraste delicioso. A massa filo é delicada e resseca super rápido, por isso, é preciso atenção na hora de prepará-la. Peguei a receita em uma edição antiga da revista Alta Gastronomia.

Ingredientes: para 6 trouxinhas
4 folhas grandes de massa filo
200g de nutella
20g de manteiga derretida para pincelar

Calda:
100g de chocolate meio amargo
100ml de leite

Preaqueça o forno a 190°C. Abra as folhas de massa filo e pincele com manteiga derretida. Corte a massa em 6 quadrados. Recheie cada quadrado com 1 colher de nutella. Enrole cada quadradinho conforme a foto. Pincele com manteiga e leve ao forno até ficar dourado. No microondas ou em banho maria, derreta o chocolate com o leite e misture bem. Coloque 1 ou 2 trouxinhas em cada prato e regue com a calda de chocolate, sirva morno.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Salada com molho de gengibre


Quem me conhece sabe que eu não gosto de salada. Para eu comer salada preciso colocar umas coisinhas gostosas junto e fazer um molho delicioso. Essa receita adaptei de uma da revista Alta Gastronomia. Essas bolinhas de queijo cottage temperadas e o molho de gengibre fazem com que até eu goste dessa salada :).
Essas bolinhas de queijo não foram fáceis de fazer porque o queijo é muito mole. Quem não tiver paciência, pegue pedaços do queijo com uma colherzinha.

Ingredientes: para 2 pessoas
4 folhas de alface americana
meio maço de rúcula
100g de ricota ou queijo cottage
tomilho
1 colher de sopa de cream cheese light
12 tomates cereja

para o molho:
100ml de mel de cana
3 colheres de aceto balsâmico
gengibre ralado a gosto
sal
pimenta do reino

Lave as folhas e os tomates e reserve-os. Misture o queijo cottage com o cream cheese e as folhas de tomilho. Leve ao freezer por alguns minutos para endurecer um pouco. Faça bolinhas com o queijo e reserve.
Para preparar o molho, misture bem todos os ingredientes. Em um prato, coloque as folhas e os tomates. Coloque algumas bolinhas do queijo cottage e regue com o molho de gengibre. Sirva em seguida.


sexta-feira, 2 de março de 2012

Bruschetta de tomate


Essa é uma receita infalível. Super fácil e rápida. Quando estou com preguiça de cozinhar, faço umas bruschettas que servem de refeição. É uma boa idéia também para quando chegar alguma visita inesperada e você quiser preparar alguma coisa rápida para servir de aperitivo. É difícil encontrar alguém que não goste de bruschetta. Eu gosto de fazer com cebola roxa, mas quem não gostar, pode fazer somente com tomates que continua maravilhosa. Também fica uma delícia fazer as bruschettas com tomates cereja. Para isso, corte-os em 2 ou 4 pedaços. Uma dica importante é colocar o tomate nas torradas somente na hora em que for servi-las, porque o tomate solta água e molha as torradas e elas deixam de ficar crocantes.

Ingredientes:
3 tomates maduros
1/2 cebola roxa
1 dente de alho pequeno descascado
mais ou menos 8 fatias de pão italiano
sal
pimenta do reino
azeite

Coloque as fatias de pão no forno ou forninho elétrico até ficarem douradas. Retire-as do forno e esfregue um pouco com o dente de alho, só para dar um gostinho. Reserve. Retire a pele e as sementes dos tomates. Corte-os em pedaços bem pequenos. Corte a cebola em pedaços bem pequenos. Em uma tigela, coloque os tomates, a cebola, sal e pimenta do reino a gosto. Misture e regue com um bom azeite. Jogue algumas folhas de manjericão e misture. Verifique o tempero. Na hora de servir, coloque um pouco de tomates temperados em cima de cada torrada.