Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Whoopie Pies


Quem conhece as Whoopie Pies? São a sensação do  momento. Andam dizendo por aí que elas são o novo cupcake e até que veio para desbancar o cupcake!!! Eu experimentei e achei fantásticas. Não sei se vão substituir os cupcakes. Mas são tão boas que acho que até é possível sim.  Já estão até inventando cupcakes de whoopie pies. Olhem:

foto: www.cakespy.com

Há um ano, saiu um artigo na versão online do jornal inglês The Sunday Times entitulado "The cupcake is dead. Long live the whoopie". O autor defende que as whoopies vão desbancar os cupcakes por serem muito mais fáceis de comer. Isso é verdade, cupcakes são difíceis de comer sem se lambuzar. As whoopies estão super na moda nos Estados Unidos e na Inglaterra. Os defensores das whoopies acreditam que elas devem ser servidas sem nenhum confeito ou enfeite, para que fique só o gostinho bom do bolo e do recheio. No entanto, elas ficam lindinhas com os confeitos coloridos.
http://www.timesonline.co.uk/tol/life_and_style/food_and_drink/real_food/article7097540.ece

foto: www.cakespy.com



História das Whoopies:
A colônia Amish, da Pensilvânia, (um grupo religioso cristão conhecido por seus costumes super conservadores, como, por exemplo, o uso restrito de equipamentos eletrônicos incluindo carros e telefones) é conhecida como a criadora das whoopie pies. Historiadores dizem que as mulheres Amish costumavam fazer as whoopies de restos de massa da bolo. As mini tortinhas eram colocadas nas lancheiras dos maridos. Quando eles abriam suas lancheiras e viam o doce gritavam "Whoopie". Daí então veio este nome.
http://en.wikipedia.org/wiki/Whoopie_pie


As receitas originais, americanas, levam gordura hidrogenada e assim eu não tinha vontade de fazer.  A ideia das whoopies é que sejam um cookie macio e recheado. São dois disquinhos de massa de bolo com recheio no meio. As originais americanas são recheadas com marshmallow. As whoopies também são chamadas de BFO Big Fat Oreo, em referência aos biscoitos Oreo, tipo Negresco. Hoje, nos Estados Unidos, existem muitas variações de sabores como de abóbora, peanut butter, ganache, buttercream, cream cheese. Eu prefiro as versões brasileiras que levam brigadeiro, doce de leite, brigadeiro branco,... Essa fiz com brigadeiro, meu doce preferido. Usei a receita da Cecília de la Fuente. Achei uma delícia, só gostaria que ficassem mais altinhos. Da próxima vez vou experimentar a da Martha Stewart.
http://ceciliadelafuente.blogspot.com/

Atenção: Só para avisar mesmo: essas whoopie pies são completamente irresistíveis. Hoje já comi 3 e estou com vontade de comer mais uma. Eu não sou assim com outros doces... 


Ingredientes massa:

1 e 3/4 de xícara de chá de farinha de trigo (240g)
3/4 de xícara de chá de chocolate em pó
1 xícara de açúcar (220g)
1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
200g de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo em temperatura ambiente
200g de creme de leite em temperatura ambiente
1 colher de chá de extrato de baunilha
 
Preaqueça o forno a 200°C. Prepare duas assadeiras forradas com papel manteiga ou tapetes de silicone.
Em uma tigela, peneire a farinha, o chocolate em pó, o sal, o fermento e o bicarbonato. Reserve.
Na tigela da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até virar um creme branco. Acrescente o ovo, a baunilha e o creme de leite. Bata bem. Adicione os ingredientes secos e misture na velocidade mais baixa, somente até incorporar tudo. Coloque a massa em um bico de confeitar e faça bolinhas nas assadeiras preparadas. Pode usar uma colher para fazer as bolinhas. Faça as bolas pequenas, já que elas aumentam bastante no forno. Deixe um espaço de 3cm entre cada bolinha. Vai sobrar um pouco de massa. Leve ao forno por aproximadamente 11 minutos. Transfira os discos da assadeira para uma grade e faça uma outra fornada com a massa restante. 
rendimento: 25 whoopies



Recheio de brigadeiro de microondas:

2 latas de leite condensado
40g de manteiga sem sal
2 gemas peneiradas
2 colheres de sopa de chocolate em pó

Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Leve ao microondas entre 10 e 15 minutos. Aos 5 minutos, retire do microondas e misture um pouco. Com 10 minutos retire novamente e verifique se já está na consistência desejada, lembrando que, ao esfriar, o brigadeiro endurece um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário