Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Blinis com sour cream e salmão


Blinis são mini panquequinhas servidas como aperitivos com alguma outra coisa em cima. Com salmão defumado fica ótimo. Não é muito simples de fazer. Tem que ter um pouco de paciência para esperar a fermentação da massa e assar cada panquequinha. Mas, no final vale, a pena porque fica uma delícia e super sofisticado. O sour cream fica muito bom e é fácil de fazer. Essa quantidade da receita rende bastante. Dá para fazer a metade tranquilamente. Fica ótimo também com o cream cheese amolecido e misturado com cebolinha.

Para o sour cream:
250g de creme de leite fresco
1 limão siciliano espremido
Cebolinha picadinha

Na batedeira, bata o creme de leite e o limão até endurecer. Misture com a cebolinha. Cubra com filme pvc e guarde na geladeira até a hora de servir.


Para os blinis:
1/4 de xícara de água morna
1 colher de chá de fermento
1 xícara de chá de leite em temperatura ambiente
1/4 de xícara de chá de iogurte natural
2 colheres de sopa de manteiga derretida
2 ovos
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de trigo sarraceno
1/4 de colher de chá de sal
Manteiga para untar
Endro para decorar
200g de salmão defumado

Separe as claras e gemas. Reserve as claras. Em uma tigela, misture o fermento, o sal e as farinhas. Em outra tigela, coloque a água, a manteiga, o leite e as gemas. A água não deve estar muito quente para não cozinhar as gemas. Aos poucos, misture os secos com os líquidos. Quando estiver tudo misturado, cubra a tigela com filme pvc e reserve por 2 a 3 horas para fermentar.
Após o tempo de fermentação, bata as claras em neve. Na massa de blinis, adicione o iogurte e misture. Acrescente as claras delicadamente. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque manteiga. Coloque 1 concha pequena e asse cada panquequinha dos dois lados até ficarem douradinhas.

Montagem:
Coloque uma colher de chá de sour cream em cada blini. Em cima do sour cream coloque um pedaço de salmão defumado



2 comentários:

  1. Oi mana, vc acredita que só parei pra ver o blog agora, e vi todinho, todos os posts desde o início. Adorei!!!! Agora vou passar a ver todo dia pra checar as receitas novas. Vou pedir aqui em casa pra fazer o bolo de chocolate sem canela, pq não tenho tido muito tempo pra cozinhar, com as minhas tarefas maternas.
    Bjs
    Lina

    ResponderExcluir
  2. Oi Lina,
    Pois é, imagino que não tenha mais tempo mesmo. Mas tenta fazer, você vai gostar :) bjs

    ResponderExcluir