Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Biscoitinhos de castanha do pará

Esse biscoitinho não fica bonito, faz um estilo mais rústico, bem caseiro. Mas é uma delícia, super crocante e com um caramelo em cima. A receita é do simplesmentedelicia. Não é difícil fazer, o chato é que precisa embrulhar a massa e levar à geladeira por 2 horas para ficar firme. Devem ser assados em fôrminhas. Eu usei fôrminhas de mini cupcakes.



Ingredientes:

para o caramelo:

2 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
¼ de xícara de mel
¼ de xícara de chá de creme de leite fresco

Em uma panela pequena, coloque os açúcares, a manteiga, e o mel. Leve ao fogo médio e misture para os açúcares dissolverem. Quando o caramelo começar a borbulhar, ferva por 3 minutos, misturando sem parar. Desligue o fogo, espere 1 ou 2 minutos e acrescente o creme de leite fresco. Reserve.

para a massa:
240g de farinha de trigo
200g de castanhas-do-pará
1 pitada de sal
35g de amido de milho
150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
220g de açúcar

1/4 de xícara de castanhas-do-pará picadas e tostadas (para salpicar em cima do caramelo)


Preaqueça o forno a 190°C. Coloque as castanhas-do-pará em uma assadeira e leve ao forno quente por uns 8 a 10 minutos, ou até elas estarem levemente tostadas. Retire do forno, desligue e reserve.

Na vasilha do processador, ponha a farinha, as castanhas tostadas, o sal e o amido de milho. Processe até formar uma farinha fina. Reserve. Na vasilha da batedeira, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme leve e fofo. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente a mistura de farinha e castanhas com cuidado. Abra um pedaço de filme plástico em cima de uma superfície lisa e ponha um pouco da massa. Aperte bem a massa com as mãos para formar uma linguiça compacta. Essa massa esfarela portanto é importante apertar bastante.O diâmetro do rolo de massa tem que ser igual ao fundo da forminha que você vai usar para assar os biscoitos.  Envolva o rolo de massa em filme plástico, apertando bem. Leve os rolos de massa à geladeira por no mínimo 2 horas.

Preaqueça o forno a 200°C. Retire um rolo de massa da geladeira de cada vez. Com uma faca bem afiada, corte rodelas de 1 cm de espessura e ponha-as nas fôrmas preparadas. Se pedacinhos de massa se quebrarem, não tem problema: é só apertar de novo com os dedos. Quando toda a massa estiver cortada em rodelas e preparada no fundo das fôrmas, use uma colherzinha para fazer um pequeno buraco no biscoito (o equivalente a ½ colher de sobremesa). Entorne um pouco de calda em cada biscoito. No final, salpique um pouco das castanhas-do-pará picadas. Leve ao forno por 15 a 18 minutos ou até os biscoitos estarem dourados. Retire do forno e deixe esfriar na fôrma.



quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sanduíche de ovo no pão de miga

Adoro pão de miga e também gosto muito de sanduíche de ovo. Não tenho o hábito de fazer essa receita em casa. Um dia me deparei com esses pães de miga no supermercado e fiquei com vontade de fazer. Ficou ótimo. É uma boa ideia para aquela hora que bate uma fome louca, por volta das 17h da tarde. Para todas as receitas que levam cebola crua, como guacamole, bruscheta, ceviche... , use sempre cebola roxa. É muito mais suave.



Ingredientes:
3 ovos cozidos
1 tomate sem pele e sem sementes cortado em cubinhos
1/2 cebola roxa picada
1 colher de sopa de maionese light
sal
pimenta do reino
8 fatias de pão de miga

Leve ao fogo uma panela com leite. Quando começar a ferver, adicione os 3 ovos e cozinhe por 15 minutos em fogo baixo. Retire os ovos e deixe esfriar. Descasque e corte em pedaços pequenos. Em uma tigela, misture os ovos, a maionese, a cebola e o tomate. Tempere com sal e pimenta. Verifique o sabor. Faça 4 sanduiches e corte em quadradinhos.



terça-feira, 9 de agosto de 2011

Linguine com vieiras

Recentemente comprei dois livros de receitas de uma escritora australiana chamada Donna Hay. Ela é bem conhecida nesse meio de livros de culinária. Tem também uma revista bimensal "Donna Hay Magazine". Ela é descrita sempre como uma food stylist. Confesso que eu nunca tinha ouvido essa expressão. Os livros e revistas dela têm sempre fotos excelentes dos pratos. Uma dessas fotos me deixou louca de vontade de preparar o prato. Corri para o supermercado para comprar vieiras. Infelizmente só encontrei vieiras congeladas. Não tem jeito, aqui em SP é bem ruim para encontrar bons peixes e frutos do mar. Comprei as vieiras congeladas mesmo, fiz e ficou maravilhoso. É muito fácil de fazer. A receita é do livro Donna Hay: new food fast


Ingredientes:
200g de linguine
1/2 cebola cortada em rodelas bem finas
60g de manteiga
raspas e suco de 1 limão
12 vieiras
salsinha fresca picada
sal
pimenta do reino

Cozinhe a massa em água com sal pelo tempo indicado na embalagem. Escorra e reserve. Em uma panela derreta a manteiga e coloque as rodelas de cebola. Deixe fritar. Em uma tigela, tempere as vieiras com o suco do limão, sal e pimenta do reino, reserve. Adicione as raspas de limão à panela com a cebola. Quando a cebola estiver moreninha, coloque as vieiras e sele por 30 segundos de cada lado. Adicione a massa na panela com as vieiras. Jogue a salsinha picada e sirva.

rendimento: 2 porções.