Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Ceviche de salmão e robalo

Ceviche é uma prato feito com peixe cru e marinado com sucos cítricos. Também pode ser escrito cebiche ou seviche. Um dos restaurantes mais famosos e conhecidos por seu ceviche é o Astrid y Gastón. Os donos são um casal, ele peruano e ela alemã. O restaurante tem filiais em vários países latinos. Eu estive no de Santiago, Chile, e achei maravilhoso. Em São Paulo tem o La Mar, que eu adoro, e é especializado em ceviche. 

Tenho várias receitas diferentes de ceviche. Para servir como entrada em um jantar é sucesso na certa. Especialmente se você fizer uma boa produção. Eu comprei taças de martini especialmente para isso. Martini mesmo, só fiz uma vez, de maçã verde, que aliás eu adoro e preciso fazer de novo. Já usei as taças também para servir algumas sobremesas cremosas. Ficam lindas!!
O ceviche original é feito com leche de tigre, que é um caldo de peixe feito com alho, salsão, gengibre, cebola roxa e limão. Esse prato eu fiz da minha cabeça com ingredientes que tinha em casa, não segui nenhuma receita. Ficou ótimo. O básico do ceviche é peixe muito fresco, cebola (de preferência roxa), pimenta dedo de moça, coentro e gengibre. Eu não tinha coentro nem cebola roxa então substituí por cebola comum e tomilho. Fiz com salmão e robalo porque tinha comprado isso hoje, mais cedo, para um outro prato, que não ficou muito bom. O ceviche pode ser de vários peixes como linguado, salmão, atum, robalo, pescada branca e outros. O importante é que o peixe esteja fresco. Compre em uma peixaria de confiança. Isso é bem difícil.

Para quem não gosta de peixe cru a boa notícia é que esse prato não é propriamente cru. O suco do limão faz uma marinada que "cozinha" o peixe. Quanto mais tempo deixamos marinando, mais "cozido" o peixe vai ficar.

Dica: A pimenta dedo de moça deve ser sem sementes. A não ser que você goste muito de pimenta e queira que fique bastante ardido. Nesse caso coloque com as sementes. Pimentas dedo de moça devem ser armazenadas congeladas. Assim duram muito. Quando precisar usá-las, não é preciso retirar do freezer com muita antecedência já que elas descongelam rapidíssimo.

Ingredientes:
150g de filet de salmão
150g de filet de robalo
pimenta do reino moída na hora, à gosto
2 colheres de chá de sal
1 limão siciliano (raspas e suco)
2 colheres de chá de gengibre fresco, ralado
1 pimenta dedo de moça picadinha, sem as sementes
2 colheres de sopa de azeite
1/2 cebola cortada em rodelas bem finas
folhinhas de tomilho fresco

Corte os peixes em pedaços pequenos. Tempere com sal e pimenta do reino. Em uma tigela, coloque os peixes cortados. Adicione as raspas e o suco de limão. Misture. Acrescente todos os outros ingredientes. Misture. Cubra com papel filme e leve à geladeira por 30 minutos. Após esse tempo verifique o tempero. Corrija o sal e pimenta se achar necessário. O ceviche já está pronto. Se preferir, cubra novamente com o plástico e deixe marinando por mais tempo na geladeira.





http://astridygaston.com/

http://lamarcebicheria.com/

3 comentários:

  1. Oi, Manuela
    Bom que eu descobri seu blog (pela Nina) e você está de parabéns. Pelas fotos, pelas receitas e pelas informações super bem explicadas nos posts. Adorei a ideia de usar taças de martini para servir o ceviche. Vou experimentar :)Sucesso pra você.
    Beijão da Ana Flores (Ms. Flores...)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Manuela
    Bom saber deste seu blog (soube pela Nina) e você está de parabéns. Lindas fotos, assuntos interessantes e informações super bem explicadas. Adorei a taça de martini para servir o ceviche.
    Continue com sucesso.
    Beijão da Ana Flores (ex-Ms.Flores...)

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana,
    que bom que gostou. Faz sim, fica lindo!
    bjsss

    ResponderExcluir