Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Spaghetti com almôndegas de frango: Comfort Food


Essa é mais uma receita da Martha Stewart. Na verdade, é adaptada, já que, na original, as carnes usadas são de porco e de peru. Eu fiz com carne moída de frango. É um prato super caseiro e delicioso. Um ótimo exemplo de "comfort food". Uma tendência que não sai de moda. É aquela comida que remete à infância, a comida da casa da vovó. É saborosa e nutritiva, chamada também de alimentação emocional ou slow food. São os pratos que, na correria do dia a dia. não temos tempo ou paciência de preparar. O oposto do fastfood.

Ingredientes:
1 ovo
1/2 cebola bem picadinha
2 colheres de chá de sal
pimenta do reino moída na hora
3 dentes de alho picadinhos
1/2 xícara de chá de farinha de pão
3/4 de xícara de chá de queijo parmesão ralado
450g de carne moída de frango
1 colher de chá de salsinha picada
2 colheres de sopa de azeite
1 lata de tomate pelatti
1/4 de xícara de chá de água
400g de spaghetti italiano

Misture o ovo, a água, o sal e a pimenta, bata um pouco com um fouet. Adicione metade da cebola e metade do alho, misture. Acrescente a farinha de pão, a carne, o queijo e a salsinha. Misture bem e forme bolas do tamanho desejado. 
Em uma panela, aqueça 1 colher de sopa de azeite. Adicione metade das almôndegas e deixe dourar de todos os lados por mais ou menos 6 minutos. Com uma escumadeira, retire as almôndegas da frigideira e coloque-as em um prato. Com a outra colher de azeite, cozinhe o restante das almôndegas. Reserve-as junto com as primeiras.
Na mesma panela, adicione a metade restante de cebolas e refogue até murcharem. Acrescente o alho restante e refogue por 1 minuto. Junte o tomate pelatti e mais 3/4 de xícara de água. Volte as almôndegas para a panela. Deixe o tomate ferver. Tempere com sal e pimenta do reino. Adicione um pouco de salsinha e misture. Tampe a penela e deixe cozinhar por 20 minutos. Apague o fogo e reserve.
Enquanto isso, leve uma panela com água para ferver. Quando a água começar a ferver, adicione 2 colheres de chá de sal. Coloque o spaghetti e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem. Misture de vez em quando para a massa não grudar. Quando estiver pronta, escorra a massa e misture na panela com as almôndegas.
Rendimento: 4 a 5 porções.



www.marthastewart.com

2 comentários:

  1. amigaaaaa,
    Sério as suas receitas estão me salvando! Não aguentava mais pedir para a moça aqui de casa fazer sempre as mesmas coisas. Nem os livros de receita tavam adiantando mais. Obrigadaaa!! Mil vezes txsss
    Essa é mais uma para eu imprimir. To amando o blog!!bjosss

    ResponderExcluir
  2. Tunin que bom!!! vcs estão fazendo mesmo?
    que otimo :)
    bjsss

    ResponderExcluir