Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Brownies com doce de leite


Para compensar o tempo que fiquei sem postar nada, vou dar a receita do meu brownie preferido. Na verdade, é muito difícil escolher o melhor brownie já que existem tantas receitas maravilhosas. Mas esse é realmente divino. Ele fica bem denso e molhadinho. É meio amarguinho e com o doce de leite em cima fica uma combinação perfeita, pelo menos para mim. Eu uso doce de leite feito de leite condensado na panela de pressão. Acho que esse tem a consistência perfeita. Já fiz uma vez com doce de leite argentino, o Salamandra, que é mais mole. Ficou otimo, é claro, só que não tão firme. A parte de cima ficou mais derretida. O melhor de tudo é que é super fácil e nem precisa de batedeira. Uma receita é enorme. Eu costumo fazer pela metade.

A receita é adaptada do site que eu amo www.simplesmentedelicia.com


Ingredientes:
340g de chocolate meio amargo em pedaços
300g de manteiga sem sal
6 ovos
200g de farinha de trigo
125g de cacau em pó
560g de açúcar
1/2 colher de sobremesa de sal
600g de doce de leite pronto ou leite moça

Para o doce de leite:
3 latas de leite condensado (de preferência leite moça).
Coloque na panela de pressão e cubra as latas com água. Leve ao fogo alto. Quando a panela pegar pressão, espere 30 minutos e desligue o fogo. Espere a panela esfriar completamente e retire as latas de dentro. Espere as latas esfriarem completamente antes de abri-las.

Para o brownie:
Preaqueça o forno a 190°C.
Unte uma fôrma, de fundo removível, com manteiga e farinha de trigo. Fôrmas quadradas são melhores nesse caso. Em uma tigela, coloque os pedaços de chocolate e a manteiga. Leve ao microondas por 1 minuto. Retire e misture um pouco. Leve novamente ao microondas por 1 minuto. Repita isso até o chocolate e a manteiga derreterem. Espere esfriar um pouco.
Adicione os ovos, um de cada vez, incorporando bem à massa de chocolate. Junte o açúcar e misture bem.
Em outra vasilha, misture o cacau, a farinha e o sal. Adicione os ingredientes secos ao chocolate e misture.
Coloque toda a mistura na fôrma untada. Espalhe por cima o doce de leite. Leve ao forno por mais ou menos 45 minutos. O brownie não pode passar do tempo, deve sair do forno ainda bem úmido.
Espere esfriar,desenforme e corte em quadradinhos.


Um comentário: