Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Brownies de nescau


Alguns amigos reclamam que eu sempre faço as receitas usando chocolate meio amargo. Eu realmente prefiro porque acho que receitas com chocolate ao leite ficam doces demais e enjoativas. No entanto, para comer chocolate em pedaços, eu também prefiro chocolate ao leite, mesmo sabendo que os amargos são de qualidade muito superior.
Para quem gosta de doce muito doce e com nenhum pinguinho de amargo no meio esse é o brownie ideal. É feito com nescau e nenhum outro tipo de chocolate. Quem quiser fazer para crianças é uma boa opção.
A receita é do site da Nestlé. A receita original leva nozes. Apesar de eu gostar muito de nozes, não acho que combinam com brownies, apesar de quase todos os restaurantes o servirem desta forma. Eu faço sempre sem nozes.

Ingredientes:
200g de manteiga sem sal
1 xícara de chá de nescau
1 1/2 xícara de chá de açúcar
4 ovos em temperatura ambiente
1 1/2 xícara de farinha de trigo
manteiga para untar a assadeira
farinha para polvilhar

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e farinha uma assadeira quadrada de aproximadamente 24 x 35cm. Derreta a manteiga em uma panela e dissolva o nescau. Reserve. Bata levemente os ovos com um garfo, acrescente o açúcar e misture bem. Acrescente o creme reservado e a farinha peneirada incorporando tudo muito bem. Despeje a massa na assadeira e leve ao forno  por aproximadamente 25 minutos. Deixe esfriar e então corte-o em quadradinhos. 




quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Spaghetti com camarões ao molho pesto

  

Eu poderia comer massa todos os dias e ficaria feliz da vida. Massa com camarão então, nem se fala. Essa massa não é difícil de preparar e é sofisticada. Quem fizer pode ter certeza que vai receber muitos elogios.  Se for fazer para receber visitas em casa lembre-se de perguntar antes se todos comem. Conheço muitas pessoas que são alérgicas a essa maravilha. Tenham cuidado para não cozinhar demais o camarão, isso faz com que fiquem borrachudos. É importante temperá-los imediatamente antes de levá-los ao fogo porque os temperos em si já dão início à cocção. Cozinhe por no máximo 3 minutos, muitas vezes o tempo pode ser inferior a isso. Assim que mudarem de cor e ficarem rosados retire-os do fogo, eles continuam cozinhando mais um pouco e chegam no ponto ideal.

Ingredientes: para 4 a 5 pessoas
400g de spaghetti
300g de camarões médios descascados
3 tomates
1 dente de alho
sal
pimenta do reino
suco de 1 limão
molho pesto

Retire as tripinhas dos camarões com o auxílio de uma faca e reserve. 

Pique o alho em pedaços bem pequenos. Retire a pele e as sementes dos tomates e corte-os em cubinhos pequenos. Cozinhe a  massa em água com sal pelo tempo indicado na embalagem. Enquanto cozinha a massa, tempere os camaões com sal, pimenta do reino, alho e suco de limão. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e refogue um pouco os tomates por mais ou menos 1 minuto. Acrescente os camarões e cozinhe por no máximo 3 minutos, somente até mudarem de cor. Retire-os da frigideira imediatamente e reserve. Quando o spaghetti estiver cozido, escorra 90% da água do cozimento e volte ao fogo adicionando o molho pesto. Misture bem para incorporar toda a massa. Acrescente os camarões e misture.



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Molho Pesto


Ganhei de uma amiga esses azeites e esse elivro de receitas. "Cardeal" é uma marca que foi lançada no mercado recentemente. Provei e adorei. Muitas vezes me perguntam que azeite eu uso para cozinhar. Eu mesma já tive essa dúvida muitas vezes e por isso já experimentei diversas marcas. O Cardeal tem um bom preço e é de muito boa qualidade. Eu estou usando e recomendo.


Para aproveitar um bom azeite eu preparei um molho pesto e ficou delicioso. Molho pesto é tão fácil de preparar que mesmo quem não sabe cozinhar nada pode se arriscar tranquilamente.


As receitas de pesto tradicionais levam pinolis, que são sementinhas extraídas do pinheiro-manso (Pinus pinea), uma árvore nativa da região do Mediterrâneo. São muito usadas na culinária italiana e libanesa. Essas sementinhas podem ser encontradas em lojas de produtos árabes ou em supermercados mais sofisticados. São bem caras e costumam ser vendidas em embalagens de 20g. Quem não encontrar, ou não estiver disposto a pagar, pode tranquilamente substituí-las por nozes que também ficará ótimo.
As quantidades para essa receita não precisam ser muito exatas. Quem gosta muito de alho pode colocar mais dentes de alho, já quem gosta de mais queijo também pode ficar à vontade para aumentar a quantidade. Sal, azeite e pimenta também ficam a critério do gosto de cada um. É importante ir provando e adicionando ou não o que achar necessário. O molho pesto pode ser usado para temperar saladas, carnes, peixes e massas.



Ingredientes:
2 xícaras de chá de folhas de manjericão limpas
1 dente de alho
sal
pimenta do reino
1/2 xícara de chá de pinoles
1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
azeite de boa qualidade



Toste levemente os pinolis no forno ou no forninho elétrico (faça isso também se estiver usando nozes). Coloque as folhas de manjericão, um pouco de azeite, o sal, a pimenta e o alho no processador de alimentos e pulse até estarem bem misturados. Adicione o queijo parmesão e os pinolis e pulse somente para misturar, sem deixar que fiquem completamente triturados. Verifique o sabor e tempere a gosto. Coloque em um recipiente de vidro bem fechado e deixe na geladeira.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Tomates sem pele e sem sementes

O termo gastronômico para tomates sem pele, sem sementes e cortados em pequenos cubos é tomate concassée. Muitas receitas pedem tomates preparados dessa forma. Existem duas maneiras de tirar a pele dos tomates.
Veja abaixo o passo a passo:

        Com uma faca, faça cortes dos dois lados dos tomates para facilitar a retirada da pele.

 
Mergulhe-os em água fervente por 30 segundos se não estiverem muito maduros e 15 segundos se estiverem maduros
ou 

Espetados em um garfo, leve-os diretamente ao fogo para queimar um pouco a casca.


     Coloque-os em uma tigela com água fria e gelo para interromper o cozimento e  não ficarem muito moles.


             Retire as cascas e as sementes, retirando também a parte branca interior.

       Corte os tomates em pedaços bem pequenos. Isso se chama tomate concassée, ideal para fazer molhos.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Coração de com creme de maracujá


Em muitos países, o dia dos namorados é comemorado hoje, dia de São Valentim. No Brasil, a partir de 1949, a comemoração desta data foi escolhida para ser no dia 12 de junho. Junho era um mês muito fraco para o comércio, por isso, o publicitário João Dória teve a idéia de colocar a data bem na véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Acho muito mais legal a data de hoje, Saint Valentine´s Day. 
Por isso, me inspirei na Martha Stewart para fazer um docinho em forma de coração. Ninguém melhor que ela para fazer essas sobremesas lindas, não é mesmo?  A receita foi adaptada do site dela: Martha Stewart: Valentines Day Desserts. A receita diz que o rendimento é de 4 porções. Eu fiz a quantidade exata da receita e obtive 9 corações. O creme de maracujá eu fiz como já costumo fazer, não usei a receita do site. Cuidado para não se queimar na hora de fazer o suco de maracujá reduzido porque quando começa a ferver, o suco respinga bastante para fora da panela. Quem quiser, pode usar a polpa natural de maracujá no lugar do suco concentrado. O creme vai ficar um pouco mais líquido, mas não tem problema.


Ingredientes para o merengue:

2 claras grandes
3/4 de xícara de açúcar
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de extrato de baunilha (de boa qualidade)
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro para enfeitar
framboesas para enfeitar.
Preaqueça o forno a 200°C. Coloque uma folha de papel manteiga em uma assadeira. Usando um cortador de biscoito, desenhe corações no papel manteiga. Vire-o ao contrário na assadeira e reserve.
Na tigela da batedeira, coloque as claras, o açúcar e a pitada de sal. Leve esta tigela ao banho maria e mexa até o açúcar dissolver bem e a mistura ficar morna, mais ou menos 2 minutos. Use o dedo para verificar a temperatura. Cuidado para não deixar as claras cozinharem.
Leve a tigela à batedeira e bata bem, em velocidade média, até ficar firme. Mais ou menos 4 minutos.
Adicione a baunilha e bata mais um pouco.
Coloque o merengue em um saco de confeitar com bico redondo e preencha os corações no papel. Faça bordas nas laterais de mais ou menos 1.5 cm de altura.
Diminua a temperatura do forno para 180°C. Leve a assadeira ao forno por 20 minutos ou até que os corações estejam firmes
Retire os corações do forno e transfira o papel manteiga para uma grade e deixe esfriar completamente. Quando estiverem frios, descole os corações do papel com cuidado.

Ingredientes para o creme de maracujá:
1 litro de suco de maracujá
100g de chocolate branco
30 g de creme de leite

Em uma panela, coloque o suco de maracujá e leve ao fogo para reduzir bastante. Deixe o suco virar um creme espesso e de cor laranja forte. Reserve em um potinho. Derreta o chocolate branco e o creme de leite no microondas. Adicione o maracujá reduzido aos poucos até chegar no sabor desejado.
Montagem: Preencha cada coração com o creme de maracujá. Coloque framboesas na lateral. Despeje, com o auxílio de uma peneirinha, um pouco de açúcar de confeiteiro sob os corações.