Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Cupcakes recheados

Cupcakes estão super na moda. Muita gente está fazendo. Nos shoppings do Rio tem aqueles quiosques com uns cupcakes tamanho GG. Em SP tem lojinhas especializadas por toda parte. Todos os confeiteiros fazem para festas como lembrancinhas e também para substituir os bolos. Virou febre mesmo. Se você curte receber amigos em casa e cozinhar coisas legais vai gostar de fazer esses cupcakes. A receita é da Magnolia Bakery.

Você vai precisar de:
fôrma para cupcakes (ou fôrmas de empada)
forminhas de papel
saco de confeitar
bico de confeitar

Ingredientes: 
90g de farinha de trigo com fermento
80g de farinha de trigo sem fermento
100g de manteiga em temperatura ambiente
160g de chá de açúcar
2 ovos em temperatura ambiente
1/2 xícara de leite
1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Preaqueça o forno a 180°C.
Prepare a forma de cupcakes com 12 formas de papel.
Em uma vasilha misture as duas farinhas.
Coloque a manteiga na vasilha da batedeira e bata até ficar bem leve. Adicione o açúcar aos poucos e bata até virar um creme branco e fofo (uns 3 minutos). Adicione os ovos, 1 de cada vez, batendo bastante. Adicione os ingredientes secos em três partes intercalando com o leite e a baunilha. Não bata demais, somente até incorporar bem os ingredientes.
Com uma colher coloque a massa nas forminhas de papel, até um pouco mais da metade (não encha as forminhas até o topo para não transbordarem). Rendimento 12 cupcakes

Leve ao forno por 20 a 25 minutos até estarem douradinhos por cima. Faça o teste do palito.

Recheio de brigadeiro:
1 lata de leite condensado
1/2 caixinha de creme de leite
1/2 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de manteiga sem sal
1 colhere de sopa de chocolate em pó 50% de cacau
Antes de ir ao fogo, misture  numa panela o leite condensado e a farinha de trigo. Adicione o creme de leite e misture. Adicione o chocolate em pó e a manteiga e leve ao fogo médio misturando sem parar. Quando começar a desgrudar do fundo da panela, desligue o fogo. Deve ficar um pouco menos consistente que o brigadeiro de enrolar.

Recheio de brigadeiro branco:
1 lata de leite condensado
1/2 caixinha de creme de leite
1/2 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de manteiga sem sal
Antes de ir ao fogo, misture numa panela o leite condensado e a farinha de trigo. Adicione o creme de leite e misture. Adicione a manteiga e leve ao fogo baixo misturando sem parar. Quando começar a desgrudar do fundo da panela, desligue o fogo. Deve ficar um pouco menos consistente que o brigadeiro de enrolar.

Recheio de doce de leite:
1 lata de leite condensado
Coloque a lata em uma panela de pressão e cubra com agua até 2 dedos acima da lata. Leve ao fogo alto e espere pegar pressão. Quando isso acontecer, espere 30 minutos e desligue o fogo. Espere esfriar completamente antes de abrir a lata.

Montagem:
Quando os cupcakes estiverem assados e frios, corte uma rodela no meio e retire o topo. Com o auxílio de um pincel molhe cada bolinho com calda de açúcar para deixá-los mais molhadinhos. Coloque uma colher de chá do recheio escolhido. Tampe o recheio com o topo retirado anteriormente. Molhe a tampinha com a calda de açúcar. Coloque a cobertura com um saco e bico de confeitar. Pode ser feito sem o bico.

2 comentários:

  1. Manuela, boa tarde. Meu nome é Lygia, sou da Paraíba, de uma cidadizinha chamada Princesa Isabel, e gostaria de abrir um négocio só de cupcakes, só que estou mais perdida do que cego em tiroteio. De tudo que eu vi na internet a respeito, vc foi quem me chamou mais atenção pela simplicidade com que fala e ensina. Queria muito conversar com vc, se puder conversar comigo por e-mail, ele é lygialopes_rod@yahoo.com.br
    Fico muito agradecida se me der algumas respostas as quais pretendo fazer perguntas. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ok Lygia, obrigada, acabei de te enviar um email. bjs

    ResponderExcluir