Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cupcakes X Muffins


Qual a diferença entre Cupcakes e Muffins?


Ambos são bolinhos individuais servidos em forminhas de papel (como as de empada). Podem ser servidos também em copinhos ou xícaras. Nos Estados Unidos são chamados “Cupcakes”, na Inglaterra são “Fairy cakes” e na Austrália “Patty cakes”.

Na tradução literal, cupcakes são bolinhos de xícara. Existem duas teorias para a origem do nome cupcake: A primeira diz que os bolinhos eram assados em xícaras em porções individuais, porque o forno não comportava grande quantidade de massa de uma só vez.  E a segunda fala que o nome veio de medidas caseiras: 1 cup (xícara) de farinha ou 2 cups (xícaras) de açúcar. Isso teria sido uma verdadeira revolução para as donas de casa, facilitando a medição de cada ingrediente com as xícaras medidoras padrão que todos possuem em casa.

As diferenças:
  • Cupcakes são receitas de bolo (bem fofo) feitas em forminhas individuais. Normalmente levam coberturas (frostings). Nos Estados Unidos costumam levar cobertuta de creme manteiga (buttercream). As versões brasileiras de cupcakes levam marshmallow, ganache, brigadeiro, doce de leite... São normalmente decorados com confeitos coloridos ou enfeites em pasta americana e entregues em festas como lembrancinha. São bem doces e servidos como sobremesa. As receitas de cupcakes podem conter frutas, gotas de chocolate,... no entanto as mais comuns são massa pura de bolo mesmo. A maioria das receitas de cupcakes leva manteiga. Um cupcake sem cobertura não vira um muffin.
  • Muffins estão mais para um tipo de pão do que bolo (quick bread). São receitas muito mais fáceis, normalmente misturam-se os ingredientes líquidos e secos sem o uso da batedeira. São bolinhos que crescem bastante. Normalmente são adicionadas gotas de chocolate, banana, amora, especiarias, frutas secas... São massas mais pesadas e menos doce. Normalmente servidos com geleia e acompanhados de café ou chá. Podem ou não ter cobertura, o mais comum é que sejam servidos sem nada. As receitas costumam levar óleo no lugar de manteiga. Um muffin com cobertura não é um cupcake.



2 comentários: