Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Salada de feijão branco com atum


Esse prato é perfeito para quem não tem paciência de cozinhar. Nem precisa de panela. É só juntar tudo numa vasilha e misturar. Isso se você usar feijão branco em lata. Eu uso o Bonduelle e acho maravilhoso. Se quiser, pode cozinhar o feijão, mas aí a receita deixa de ser tão prática. Mesmo para quem gosta de cozinhar, sabe aqueles dias que simplesmente não dá vontade de fazer nada? Ao invés de comer qualquer porcaria ou pedir um delivey, experimente essa saladinha. É saudável, fácil e deliciosa.

A receita é do novo livro da chef Rita Lobo, Panelinha: Receitas que funcionam

Ingredientes:
1 lata de feijão branco cozido
1 lata de atum sólido light em óleo
1/2 cebola roxa
raspas de 1 limão
2 colheres de chá de suco de limão
2 colheres de sopa de azeite
pimenta do reino moída na hora
salsinha picada
folhas de manjericão a gosto


Abra a lata de feijão branco, despeje em uma peneira, lave rapidamente sob água corrente e deixe escorrer.
Abra a lata de atum. Com um garfo, retire o atum da lata e transfira para uma vasilha, deixando o óleo na lata. Corte a cebola em rodelas bem fininhas. Raspe a casca do limão, somente a parte verde, pois a parte branca faz ficar amargo. Adicione a cebola, as raspas de limão e o feijão escorrido na vasilha com o atum. Esprema o caldo do limão, tempere com pimenta do reino, salsinha, folhas de manjericão e azeite.  Misture delicadamente. Verifique o tempero. Não precisa de sal porque o atum já é salgado o suficiente.
Coma puro ou com uma fatia de pão italiano torrado.

3 comentários:

  1. Vou provar esse fin de semana e te digo se ficou legal. Nao preciso nem dizer que o meu vai ser com feijao enlatado né!!!!

    ResponderExcluir
  2. hahaha, não mesmo. Mas eu também faço com o enlatado e fica muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Mana,
    Amei esse!! Vou testar pq estou sempre de dieta, né? E sou muito pratica. Tem uma variação desse seu prato que comi em Roma. No lugar de feijão, milho e com alface. Fica muito bom tb.
    bjs

    ResponderExcluir