Receitas que fiz em casa e deram super certo. Restaurantes que fui e amei. Viagens e lugares inesquecíveis.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Baba de moça

Doces de ovos são uma delícia, não é mesmo? Baba de moça é um doce super versátil. Pode-se servir como recheio de bolos, tortas, e cupcakes. Pode-se comer pura, de colher. Pode ser como calda de qualquer sobremesa. 
OK, tenho que confessar: não é um doce fácil de se fazer. É preciso calma e atenção para não empelotar tudo. Mas com paciência e boa vontade dá para se ter um bom resultado.

Ingredientes:
1 xícara de chá de água
2 xícaras de chá de açúcar
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
10 gemas
1 colher de sobremesa de amido de milho
1/2 xícara de chá de leite de coco

Misture, em uma panela, o açúcar e a água fazendo uma calda em ponto de fio, sem mexer, apenas deixe fervendo, (no meu fogão leva aproximadamente 12 minutos). Retire do fogo e espere esfriar completamente.
Enquanto isso, em uma  outra vasilha, peneire as gemas para retirar a película externa (que deixa cheiro de ovo caso não seja retirada). Em outra vasilha, misture o leite de coco e o amido de milho, dissolvendo bem  para não ficar nenhuma bolinha de amido. Adicione o leite de coco às gemas coadas e misture. Adicione o extrato de baunilha e misture mais um pouco.
Quando a calda de açúcar estiver fria volte ao fogo baixo e adicione a mistura de gemas. Misture muito bem e sem parar até engrossar e começar a desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar.

*Se preferir, pode adicionar 100g de coco ralado quando a baba de moça já estiver pronta.

receita adaptada: http://www.isamaraamancio.com.br/

3 comentários:

  1. Mana!!! Que liiiiindo o seu Blog! Lindo e delicioso! Formiga que sou, estou babando aqui nas receitinhas.... Parabéns, vou ser assídua por aqui com certeza. Já que meus dotes culinários e tempo são escassos, vou tentar me inspirar um pouquinho através das suas dicas.
    Sucesso e vida longa ao Fava!!!
    Bjs Taissa
    P.S.: Eu AAAAmo baba de moça!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Vi o link no facebook e resolvi passar por aqui. Adorei o blog! Que legal que você virou confeiteira. Eu adoro cozinhar, fiz até uns cursinhos de recreational culinary quando ainda morava em NY, então acho que passarei aqui assiduamente :)
    Adorei a dica de peneirar os ovos. Não sabia que era assim que tirava a película (bem, tb não sabia que a película externa que dava "cheiro" de ovo). Essa dica também serve para fazer quindins, etc, né? Beijinhos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. muito obrigada pela recita de baba de moça,adorei!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir